alguém tem dúvidas de que este é o melhor bolo de bolacha do mundo? eu não!

    20125466_gPlnq.jpeg

    Não é de ânimo leve que se faz uma afirmação desta gravidade, por isso devo dizer que estive alguns meses a reflectir profundamente antes de me sentar à frente do computador. Mas hoje estou preparado para assumir publicamente as consequências daquilo que me preparo para afirmar: [pausa] [silêncio] [suspense] [pessoas a abandonarem o blog porque não têm paciência para estas hesitações] [Ela a protestar comigo] [e aqui vai] Encontrei o melhor bolo de bolacha do mundo. 

    Ok, eu admito que possa não ter provado TODOS os bolos de bolacha do mundo, mas já experimentei bastantes e este fica num honroso e destacadíssimo primeiro lugar. A responsabilidade é do famoso restaurante Canastra do Fidalgo, na Costa Nova, em Ílhavo. E os motivos são difíceis de aceitar, especialmente para quem vive a 253,03 km de distância.

    Esta obra de arte da doçaria portuguesa é feita com bolacha Maria mergulhada em café. Até aqui, tudo bem. O espectáculo começa depois. Em vez do tradicional e ligeiramente enjoativo creme de manteiga (que, ainda por cima, costuma ser feito com margarina), este bolo alterna as camadas de bolacha com outras camadas de um suave e viciante creme de leite condensado que consegue não ter nem um grama de açúcar a mais do que aquele que realmente merecia.

    Mas ainda falta a melhor parte: por cima, é colocado um fio do inigualável doce de ovos de Aveiro, o que atira este bolo para a estratosfera da confeitaria portuguesa. E como se isto tudo não bastasse, o bolo é finalmente salpicado com mais bolacha Maria esmagada para lhe dar um toque crocante que se sobrepõe à consistência suave do recheio. 

    Ficámos tão deslumbrados com esta maravilha que tivemos de publicar a receita completa deste fenomenal bolo de bolacha no nosso primeiro livro. Por isso, se quiser fazer esta maravilha em casa, já sabe: é só clicar aqui e comprar As Escolhas do Casal Mistério.

     

    20079054_rUBPD.png

     

    Todo esto delicioso bolo é uma conjugação de sabores que me atira para os melhores doces da minha já longínqua infância: a textura irresistível do leite condensado, o sabor irrepetível do doce de ovos de Aveiro que não tem nada a ver com aquelas miscelânias enjoativas que se encontram por aí e finalmente o sabor e o cheiro a café amargo que equilibra os açúcares.

    Nós fomos lá almoçar em excursão com toda a Família Mistério mas, com uma sobremesa destas, não vale a pena falar de mais nada. A única coisa que é preciso referir é que começámos por pedir dois bolos para dividir pelos seis e acabámos a comer seis bolos que não dividimos com ninguém.

    20151221_154855 (1).jpg

    É uma sobremesa calórica? Digamos que não será propriamente light, mas como a Costa Nova é um dos sítios mais bonitos do País, tem muito para andar a pé enquanto abate as calorias. E pode encomendar o bolo para levar para casa, o que é sempre bom para quem vive longe.

     

    Um óptimo fim-de-semana para si onde quer que o bolo de bolacha esteja,

    Ele

     

    fotos: casal mistério; luís agostinho / canastra do fidalgo

    11 thoughts on “alguém tem dúvidas de que este é o melhor bolo de bolacha do mundo? eu não!

    1. Sou fã de bolos de bolacha e vou tentar experimentar este, mas o bolo de bolacha do Mãe D´Agua – Bombarral, é, até à data (para mim) o melhor bolo de bolacha do mundo!

    2. Vivo pertissimo da Costa Nova e já por várias vezes frequentei a Canastra do Fidalgo. Para mim é um dos melhores Restaurantes desta Praia. Com conhecimento de causa afirmo que para mim este bolo de bolacha é sem dúvida o melhor que já comi em todos os lados que frequentei. E diga-se que já não foram tão poucos assim…

    3. Almocei há pouco tempo neste restaurante e para sobremesa escolhi o bolo de bolacha. Tenho de admitir que é o melhor que já provei. Também comecei por dividir mas acabei por o comer sozinha. Ao que parece, o pão de ló também é qualquer coisa… Fica para a próxima.

    4. … “doce de ovos de Aveiro” permita-me o ajuste Ovos Moles!!
      E Aveiro e tudo ao seu redor é fantástico de lindo e de bom.
      Uma aveirense (:

    5. Leite Condensado é vida!!!! Muitos acham que usar leite condensado nas receitas de doces é “prostituir” a receita. Mas, sem sombra de dúvidas que algumas receitas só ficam bem com o “santo” leite condensado. Na minha terra chamaríamos este bolo de “pavê de bolacha”.

    6. Não duvido que seja muito bom… eu não gosto do tradicional bolo de bolacha, mas adoro o bolo dos “Petiscos do António” em Alcochete. A substituir o creme de manteiga tem natas e por cima tem doce de ovos com raspas de chocolate!!! Têm de experimentar😉

    7. Tive a oportunidade de experimentar este delicioso bolo de bolacha e tenho que admitir que é de facto divinal. Apesar de isso o bolo de bolacha não é feito no próprio restaurante mas sim é uma empresa tipo “o melhor bolo de chocolate” que se não estou em erro estava sediada em Foz Côa (não tenho 100% de certeza) e que neste momento passaram para a zona de Lisboa.
      Porém isso são apenas pormenores porque na verdade o bolo de bolacha é magnífico. Sendo apreciador de bolo de bolacha este sem dúvida que está no top 3, uma textura diferente, um sabor agradável.
      Para além do bolo de bolacha o restaurante sem dúvida que vale a pena, para apreciadores de peixe e de sabores do mar sem dúvida uma experiência boa.

    8. Acredito que esse seja bom, mas o bolo de bolacha de Alcochete é qualquer coisa! Bolacha embebida em café com creme de natas, ovos moles por cima e raspas de chocolate… ah e é feito em montinhos de bolacha, isto é cada dose leva as bolachas inteiras! E outra coisa boa, é só atravessar a ponte!!

    9. Ainda nao experimentaram o bolo de bolacha do restaurante o paunçudo em fitares…esse sim é o melhor bolo de bolacha k ja comi… aconselho a experimentarem… o bolo de bolacha é composto por uma camada de bolo de chocolate com recheio de chantilly depois o tradicional bolo de bolacha e arremata com um pao de ló com doce de ovos e caramelo… é mesmo divinal 😋😋😋

    10. Olá Diogo, já que não tem a certeza vou lhe dizer !Eu trabalhei no canastra e dou lhe a confirmação que o bolo de bolacha é sim feito no restaurante,com os melhores ingredientes!
      E sempre fresco ,todos os dias fazemos vários bolos de bolacha consoante a saída deles!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *