alto e pára o baile! estas divinais bolachas de chocolate húmidas não levam farinha?!

    Neste preciso momento, sou a personificação daquele emoji de boca escancarada ao nível da Manuela Moura Guedes na cadeira do dentista. Uma receita com este inacreditável aspecto e com esse passaporte para a felicidade dietética que é o facto de não levar farinha é quase um conto de fadas.

    Eu – tal como o resto do mundo – sou absolutamente apaixonado por chocolate. E então se for transformado num bolo ou numas bolachas leves e sem farinha, com o interior húmido, é o paraíso na Terra. Por isso é que fiquei com esta cara de emoji quando vi, pela primeira vez, esta receita do site The Kitchn. E já que hoje é dia de Carnaval e temos de ficar em casa, aproveito para cozinhar esta maravilha.

    Tudo o que vou precisar é de açúcar em pó, cacau em pó, amido de milho, claras de ovos, extracto de baunilha e chocolate semi-amargo cortado em pedacinhos (também pode usar pepitas). Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    k_Photo_Recipes_2021-02-flourless-chocolate-browni

     

    Para fazer esta maravilha, só tem de misturar numa taça o açúcar com o cacau, o amido de milho e uma pitada de sal. Acrescente duas claras e o extracto de baunilha e mexa bem com uma espátula até ficar com uma massa espessa sem grumos. Se, ao fim de três minutos, vir que a massa está muito seca, acrescente mais uma clara.

    Envolva o chocolate partido na massa, tape com película aderente e leve ao frigorífico durante uma hora.

    Divida a massa em 12 bolinhas e espalhe-as por cima de dois tabuleiros forrados com papel vegetal e pincelados com gordura. Polvilhe o topo das bolas com flor de sal e leve os dois tabuleiros ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, (um no terço de cima do forno, outro no terço de baixo) durante cerca de 7 minutos. Enquanto estão no forno, as bolas vão achatar-se e ganhar a forma de bolachas.

    Troque os tabuleiros de posição no forno, rode-os sobre si próprios e deixe mais 5 a 7 minutos, até as bolachas racharem e secarem por fora. Deixe arrefecer durante, pelo menos, uma hora antes de servir. Só quando estiverem frias é que as bolachas vão descolar do papel vegetal.

    Vai ver como estas são as bolachas de chocolate mais leves e mais cremosas por dentro. 

     

    Um óptimo Dia de Carnaval para si onde quer que as bolachas estejam,

    Ele

     

    receita e foto: the kitchn

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *