Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casal Mistério

Casal Mistério

aqui está uma das 101 receitas do nosso novo livro que chega hoje às livrarias

26.10.21

IMG_7366.jpg

Um livro com 101 receitas arrisca-se seriamente a tornar-se o ancião da livraria. E é por isso que é preciso celebrar condignamente este marco histórico. Cá em casa, eu já estou de copo de vinho na mão e frigideira ao lume. Afinal, não é todos os dias que temos um livro com 101 receitas a chegar às livrarias do país. 

Para as celebrações de hoje, vou fazer aquela que para mim é uma das melhores e mais simples receitas deste livro. São os mais saborosos e suculentos camarões al ajillo que eu já provei na vida.

Primeiro, vamos ao sabor. O segredo está numa marinada. Como os camarões cozinham muito rapidamente – se os deixar um minuto a mais ao lume, secam – tem de os deixar apurar num molho frio antes de começar a cozinhar. Assim consegue todo o sabor e mantendo a textura perfeita.

Agora, vamos à suculência (sempre sonhei poder escrever esta palavra!). Para conseguir os camarões cozinhados no ponto, tem de estar concentrado na ponta oposta à cauda, aquele pedaço de carninha mais alto de onde sai a cabeça. Mal ele passar de translúcido a branco, apague o lume e coloque os camarões num prato. Não os deixe nem um segundo a mais no calor senão continuarão a cozinhar.

Mas o melhor é ver a receita aqui. E depois correr para a livraria mais próxima para conhecer os nossos outros 100 segredos na cozinha.

CAPA-3D-CM2.jpeg

 

Ingredientes 

Para 4 pessoas

  • 4 dentes de alho (2 ralados e 2 cortados em fatias muito fininhas)
  • 1 colher de chá de flor de sal
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 500 g de camarão
  • 1⁄4 de colher de chá de piripíri em pó
  • 60 ml de vinho branco seco
  • 1 colher de sopa de sumo de limão fresco
  • 60 g de manteiga
  • 3 colheres de sopa de salsa
  • Tostinhas de pão alentejano para acompanhar

 

Misture numa taça dois dentes de alho ralados, a flor de sal e uma colher de sopa de azeite.

Coloque dentro da taça o camarão sem casca nem tripa e envolva-o bem na marinada. Leve a taça destapada ao frigorífico durante 30 a 60 minutos. Quanto mais tempo ficar assim, mais saboroso.

Depois é só aquecer duas colheres de sopa de azeite numa frigideira, em lume médio, e colocar lá dentro toda a mistura. Deixe cozinhar durante cerca de 1 minuto de cada lado (não coloque uns camarões por cima dos outros).

Retire-os da frigideira com uma escumadeira, deixando lá o máximo de molho possível. Coloque na frigideira dois dentes de alho laminados e uma pitada de piripíri em pó. Cozinhe durante 1 minuto. Acrescente 60 ml de vinho branco e uma colher de sopa de sumo de limão espremido no momento e deixe reduzir o molho durante cerca de 2 minutos.

Agora só precisa de juntar ao molho um pouco de manteiga e mexer até esta derreter e o molho engrossar.
Volte a colocar os camarões na frigideira e envolva-os bem no molho. Assim que começarem a ficar brancos na ponta, retire tudo para um prato. Termine com salsa fresca picada espalhada por cima e sirva-os acompanhados por umas tostas de manteiga e alho.

IMG_7366_2.jpg

Camarões mais suculentos e saborosos não há.

 

Uns óptimos camarões para si onde quer que o nosso novo livro esteja,

Ele

 

fotos: maria midões para As 101 receitas que tem de fazer pelo menos uma vez na vida

 

CAPA-3D-CM2.jpeg

As 101 receitas que tem de fazer pelo menos uma vez na vida
Preço: €19,90 €17,91
À venda aqui
 

2 comentários

Comentar post