Um livro com 101 receitas arrisca-se seriamente a tornar-se o ancião da livraria. E é por isso que é preciso celebrar condignamente este marco histórico. Cá em casa, eu já estou de copo de vinho na mão e frigideira ao lume. Afinal, não é todos os dias que temos um livro com 101 receitas a chegar às livrarias do país.
Para as celebrações de hoje, vou fazer aquela que para mim é uma das melhores e mais simples receitas deste livro. São os mais saborosos e suculentos camarões al ajillo que eu já provei na vida.
Primeiro, vamos ao sabor. O segredo está numa marinada. Como os camarões cozinham muito rapidamente – se os deixar um minuto a mais ao lume, secam – tem de os deixar apurar num molho frio antes de começar a cozinhar. Assim consegue todo o sabor e mantendo a textura perfeita.
Agora, vamos à suculência (sempre sonhei poder escrever esta palavra!). Para conseguir os camarões cozinhados no ponto, tem de estar concentrado na ponta oposta à cauda, aquele pedaço de carninha mais alto de onde sai a cabeça. Mal ele passar de translúcido a branco, apague o lume e coloque os camarões num prato. Não os deixe nem um segundo a mais no calor senão continuarão a cozinhar.
Mas o melhor é ver a receita aqui. E depois correr para a livraria mais próxima para conhecer os nossos outros 100 segredos na cozinha.
Ingredientes
Para 4 pessoas
- 4 dentes de alho (2 ralados e 2 cortados em fatias muito fininhas)
- 1 colher de chá de flor de sal
- 3 colheres de sopa de azeite
- 500 g de camarão
- 1⁄4 de colher de chá de piripíri em pó
- 60 ml de vinho branco seco
- 1 colher de sopa de sumo de limão fresco
- 60 g de manteiga
- 3 colheres de sopa de salsa
- Tostinhas de pão alentejano para acompanhar
Misture numa taça dois dentes de alho ralados, a flor de sal e uma colher de sopa de azeite.
Coloque dentro da taça o camarão sem casca nem tripa e envolva-o bem na marinada. Leve a taça destapada ao frigorífico durante 30 a 60 minutos. Quanto mais tempo ficar assim, mais saboroso.
Depois é só aquecer duas colheres de sopa de azeite numa frigideira, em lume médio, e colocar lá dentro toda a mistura. Deixe cozinhar durante cerca de 1 minuto de cada lado (não coloque uns camarões por cima dos outros).
Retire-os da frigideira com uma escumadeira, deixando lá o máximo de molho possível. Coloque na frigideira dois dentes de alho laminados e uma pitada de piripíri em pó. Cozinhe durante 1 minuto. Acrescente 60 ml de vinho branco e uma colher de sopa de sumo de limão espremido no momento e deixe reduzir o molho durante cerca de 2 minutos.
Agora só precisa de juntar ao molho um pouco de manteiga e mexer até esta derreter e o molho engrossar.
Volte a colocar os camarões na frigideira e envolva-os bem no molho. Assim que começarem a ficar brancos na ponta, retire tudo para um prato. Termine com salsa fresca picada espalhada por cima e sirva-os acompanhados por umas tostas de manteiga e alho.
Camarões mais suculentos e saborosos não há.
Uns óptimos camarões para si onde quer que o nosso novo livro esteja,
Ele
fotos: maria midões para As 101 receitas que tem de fazer pelo menos uma vez na vida
As 101 receitas que tem de fazer pelo menos uma vez na vida
Preço: €19,90 €17,91
À venda aqui
Olá casal.
Queria saber se o livro não vai estar à venda na Bertrand?
Tudo de bom para vocês.
Olá!
Claro que sim! Está à venda na Bertrand e em todas as livrarias 😉
Esperemos que goste!