arroz frito no forno com frango, a receita ideal para aproveitar restos

    Quem não acumula restos no frigorífico que atire a primeira pedra! A verdade é que até Jamie Oliver tem dias em que não lhe apetece cozinhar ou criar receitas novas. Quando isso acontece, o famoso chef britânico vai ao frigorífico e em 10 minutos prepara este delicioso arroz frito no forno com frango. E não é que também ele se inspirou numa receita do livro da autora do blog Recipe Tin Eats? É compreensível, a receita é super saborosa e o arroz fica com uma consistência divinal.

    Por isso, para fazer este arroz frito que descobri no site de Jamie Oliver, precisa de ter em casa arroz, caldo de galinha, molho de soja, vinho de arroz Shaoxing, dois dentes de alho picados, pimenta branca, legumes congelados como ervilhas, cenouras e milho, e bacon picado. Depois, precisa de coxas de frango cortadas em pedaços, molho de ostra, mais vinho de arroz Shaoxing, mais molho de soja, óleo de sésamo e um dente de alho para a marinada de frango. Finalmente, dois ovos mexidos (são opcionais), mais óleo de sésamo e cebolete picado.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, pré-aqueça o forno a 200º C.

    A seguir, coloque todos os ingredientes para fazer o arroz, exceto os legumes congelados e o bacon, numa travessa de metal com 23 x 33 cm. Agite a travessa para espalhar bem o arroz de forma a que fique submergido pelo caldo de galinha. Depois, espalhe por cima os legumes e, a seguir, o bacon. Tape com uma folha de papel de alumínio e leve ao forno durante 25 minutos.

    Enquanto isso, coloque todos os ingredientes da marinada de frango numa taça grande e misture-os bem. Depois, reserve e deixe o frango a marinar enquanto o arroz está no forno.

    Entretanto, retire o papel de alumínio (mas não deite fora) e espalhe o frango numa única camada por cima do arroz.

    Volte a levar a travessa ao forno, desta vez destapada, durante 20 minutos.

    Nessa altura, retire do forno, tape com a folha de papel de alumínio novamente e deixe assentar durante 10 minutos.

    A seguir, revire o arroz com cuidado com a ajuda de uma espátula de borracha. Finalmente, adicione os ovos mexidos, se optar por os usar, e espalhe por cima um fio de óleo de sésamo e o cebolete picado.

    Misture com cuidado antes de servir.

     

    Boas receitas e bom ano,

    Ela

     

    receita e foto: jamie oliver

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *