Já está a pensar na sua viagem de Ano Novo? Ou de Carnaval? Ou de Páscoa? O quê, não está a pensar em viagens?! Então está na hora de começar. Nunca fez mal sonhar com uma viagenzita para animar o espírito. Especialmente se for para um destino próximo.
Felizmente, o prestigiado guia Lonely Planet esteve a analisar quais as cidades que terão mais novidades no próximo ano. E elegeu o Top 10 dos destinos que vale mesmo a pena visitar em 2018. Estes são os 5 escolhidos na Europa. E eu ia já para lá – afinal, porquê esperar tanto tempo?
1. Sevilha, Espanha
Não é por acaso que é um dos destinos onde é filmada a famosa série A Guerra dos Tronos. Sevilha tem das paisagens urbanas mais bonitas da Europa, com uma mistura única de tradição e modernidade. Todas aquelas praças são um convite irrecusável para nos sentarmos a petiscar umas deliciosas tapas.
A Lonely Planet destaca a forma como os carros foram afastados do centro histórico e o charme que as bicicletas e os eléctricos ganharam na cidade. No próximo ano, haverá na cidade os Prémios do Cinema Europeu e as comemorações dos 400 anos do nascimento do pintor barroco Bartolomé Esteban Murillo.
E, depois, claro, há sempre um bom motivo para visitar Sevilha: o delicioso salmorejo, que eu podia comer todos os dias!
2. Hamburgo, Alemanha
Esta fabulosa vista do rio Elba já seria um motivo mais do que suficiente para visitar Hamburgo. Se a isto lhe juntar o mar, mesmo ali ao lado, os bares em cima do rio, as casas antigas cheias de charme e a noite animada, então é para comprar já o seu bilhete.
Mas, mesmo assim, a Lonely Planet encontrou mais um óptimo motivo para visitar Hamburgo agora: Elbphilharmonie.
Já conseguiu soletrar esta bonita palavra? Eu também não. Trata-se da novíssima sala de espectáculos, junto ao mar, com a base em tijolo e o topo em vidro.
3. Antuérpia, Bélgica
As igrejas, a catedral, a estação de comboios, o palácio, as praças, os mercados, os rios (sim, são dois os que atravessam a cidade)… Antuérpia é dos destinos mais deslumbrantes do norte da Europa – e é também a terra de Rubens e da cerveja. Por isso, a Lonely Planet sugere o Antwerp Baroque 2018, uma homenagem aos artistas flamengos que terá paradas, concertos, espectáculos multimédia, workshops e muita street art.
Se nada disto for suficiente para o levar até à cidade, então pense num roteiro pelos fabulosos bares de cerveja. Convencido? Convencida?
4. Matera, Itália
Por cima, está uma deslumbrante cidade toda feita de pedra sobre uma ravina; por baixo da terra, está um gigantesco labirinto de cavernas, igrejas e mosteiros com mais de 9 mil anos. Nos últimos tempos, têm nascido novos restaurantes, bares e hotéis de charme que aproveitam o ambiente subterrâneo para tornarem este um dos destinos mais fascinantes do mundo.
Em 2019, Matera será a Capital Europeia da Cultura, mas, a partir de Janeiro, já haverá uma série de eventos de antecipação que darão uma vida especial à cidade – e sem as multidões de turistas esperadas no ano seguinte.
5. Oslo, Noruega
É uma das cidades mais caras do mundo e, em 2006, a BBC deu-lhe mesmo o título de mais cara de todas. Com uma arquitectura que mistura o clássico com o moderno, Oslo é mais famosa pela fantástica sede da ópera, mesmo em cima da água.
Em 2018, há dois eventos que vão revolucionar a vida da cidade: os dez anos da Opera House, com uma série de concertos que vale a pena acompanhar, e os 50 anos de casamento dos reis, com paradas, espectáculos e até actividades culinárias.
Perante isto, é só escolher: eu voto claramente em Matera.
Uma óptima viagem para si onde quer que a Europa esteja,
Ele
fotos: lonely planet; d. r.