Ingredientes
– 4 lombos de bacalhau
– 4 ovos
– Azeite
– 1 limão espremido em sumo
– Flor de sal
– 50 g de manteiga
Para o creme de manteiga
– 1 chalota
– 1 dente de alho
– 1 raminho de tomilho
– 100 ml de vinagre de vinho branco
– 100 ml de natas
– 100 ml de vinho branco
– 250 g de manteiga
– 1 mão cheia de cebolinho picado
– Flor de sal
Comece por lavar e secar os lombos de bacalhau.
Para fazer o creme de manteiga, pique a chalota e o alho fininhos. Junte-os, numa panela pequenina, com o tomilho, o vinagre e o vinho branco. Leve ao lume e deixe reduzir para metade. Acrescente as natas e levante fervura. Baixe o lume para o mínimo e adicione a manteiga aos poucos sem parar de mexer.
Quando estiver tudo transformado num creme suave, coloque o cebolinho picado. Tempere com flor de sal e passe o molho através de um passador para aproveitar apenas o creme. Guarde de parte, num sítio quente, enquanto prepara o resto.
Numa frigideira, aqueça um fio de azeite e frite o bacalhau, sem lhe mexer, até que a base fique tostada e crocante. Leve então os lombos ao forno, pré-aquecido a 160º C, durante cerca de 6 minutos, até o bacalhau estar cozinhado e a dividir-se facilmente em lascas.
Retire o bacalhau do forno e sirva-o por cima de uma cama de espinafres cozidos. Coloque uma noz de manteiga por cima para que esta derreta lentamente sobre o lombo. Espalhe o sumo de limão espremido e tempere com flor de sal.
Termine com um ovo escalfado por cima de cada lombo de bacalhau e finalmente com o creme de manteiga a cobrir o ovo e o lombo de bacalhau. Um pouco de cebolinho picado pelo topo e já está.
Também pode colocar uma colher de chá de ovas de salmão por cima que fica fantástico!