É o meu mais recente vício: visitar as casas mais espectaculares do mundo – sem sair da minha própria casa. A série da BBC The World’s Most Extraordinary Homes, transmitida em Portugal no Netflix, mostra algumas das mais fabulosas casas do planeta. E transformou-me numa espécie de mosca que anda a passear-se por dentro de moradias absolutamente incríveis. Há casas com telhados que são asas de aviões, há casas totalmente em vidro, há casas construídas debaixo da terra, redondas ou em forma de onda – enfim, há tudo o que pode imaginar.
Pois, acontece que os senhores da BBC resolveram vir até Portugal visitar as mas incríveis casas alguma vez construídas por aqui. Para o canal de televisão britânico, Portugal tem uma reputação de “fantástico design, mas também de alguma modéstia”, além de “paisagens deslumbrantes”. E isso transforma o país num destino obrigatório para quem procura inovação, elegância e discrição.
O primeiro episódio da segunda temporada da série foi inteiramente dedicado a quatro inacreditáveis casas em Portugal. Esta é só uma delas e tem a piscina mais espantosa que eu já vi.
The Wall House
Cascais
Projecto: Guedes Cruz Arquitectos
Fotos: Ricardo Oliveira Alves Fotografia
Fica ao lado do Campo de Golfe Oitavos Dunes, em Cascais, e tem uma piscina suspensa, com o fundo totalmente em vidro. É isso mesmo: a piscina está ao nível do primeiro andar da casa, junto aos quartos, e fica suspensa por cima do deck de madeira onde está uma mesa de jantar, uns colchões, uns sofás e uma segunda piscina.
Quando alguém se senta no deck do jardim e olha para cima, o que vê são as pessoas a nadar por cima de si, além de água e céu – mais nada. É uma sensação absolutamente deslumbrante que fica bem evidente neste vídeo do fotógrafo Ricardo Oliveira Alves aqui em baixo.
O projecto da casa é do atelier de arquitectura Guedes Cruz e é absolutamente surpreendente. Por fora, só vê uma casa simples de betão. Até o portão é discreto.
Na verdade, não é bem um portão, é mais um muro coberto de ervas e de relva. Quando carrega num comando (não, a casa não tem chave), o muro desliza para o lado e abre-se uma passagem. Depois, é só atravessar uma ponte, como se fosse a ponte elevadiça de um castelo, e entrar numa casa onde quase todas as paredes são em vidro.
Tanto os vidros como algumas paredes deslizam quando se carrega no comando, de forma a permitir passagens, criar recantos e abrir a casa completamente para o jardim e o campo de golf.
As paredes da sala são totalmente em vidro e abrem para o relvado, sendo possível bater uma bola de golf de dentro de casa directamente para o campo.
Mas o mais extraordinário é mesmo o deck exterior que os arquitectos quiseram que fosse coberto e protegido do vento sem perder luz. Por isso criaram a segunda piscina no tecto: não deixa passar o calor graças às 55 toneladas de água, mas deixa passar a luz de uma forma translúcida e única.
Tudo isto é rodeado de vidro, que pode estar fechado no Inverno e aberto no Verão.
Se isto não for suficiente para o convencer de que estamos perante uma das casas mais fantásticas do mundo, então deixe-me dizer-lhe que ainda há uma cave com uma sala de cinema e de jogos…
…e uma garagem.
Além, claro, de uma adega em vidro que me deixou a babar.
Para a apresentadora da série, estar nesta casa foi um dos “maiores privilégios” da sua vida. E percebe-se porquê. Basta olhar para as fotografias.
Se quiser conhecer as outras casas eleitas em Portugal, veja aqui o programa completo.
Uma óptima casa para si onde quer que esteja,
Ele
projecto: guedes cruz arquitectos; fotos: ricardo oliveira alves fotografia
Uma casa linda, linda…mas com a pele de um animal morto no chão 🙁 parecia tudo de tão bom gosto, tão bonito, tão zen 🙁
Concordo, eu já estava um pouco duvidosa com a história da piscina suspensa e depois a pele da zebra. Enfim…
Sem dúvida, espetacular! Também me parece que vou ficar fã dessa série do Netflix.
Em relação à piscina… sem palavras!
“Feliz aquele que harmoniza o seu modo de proceder com a qualidade dos tempos” – Maquiavel
Wow. Casa espetacular…
Para quem escolheu viver com a natureza de permeio, provoca arrepios pensar que não há só “diamantes de sangue”. Haverá também “safaris de sangue”.
…a casa do amiguinho das fotocópias do Sócrates…
Pena estar virada para o golf …. acordar de manha com o barulho dos tarados do golf é dose