Era uma das principais paixões do Papa Francisco quando era bispo de Buenos Aires: sair e andar pelas ruas da cidade ou apanhar o autocarro. Era uma forma de estar próximo das pessoas. Depois de se tornar Papa, ainda tentou sair duas vezes do Vaticano, sem comitiva, para tratar de temas pessoais. Mas não correu bem.
Numa conversa recente com o seu antigo porta-voz em Buenos Aires, Francisco conta esta e outras histórias íntimas. A conversa foi transmitida, no ano passado, no podcast do seu ex-porta-voz Guillermo Marcó. O padre argentino tem uma relação antiga com o Papa e aproveitou esta conversa de uma hora e meia para falar de questões mais pessoais que habitualmente não aparecem nas entrevistas. Num tom sempre afável e bem disposto, o Papa conta como correram as suas duas tentativas de passar despercebido em Roma.
Além disso, fala dos almoços semanais com os funcionários da Casa de Santa Marta, por que escolheu viver ali e conta ainda como um Papa reza – sempre de manhã cedo antes de cair na “picadora de carne”. Conheça os melhores trechos da conversa carregando na galeria aqui em baixo.

Se quiser conhecer mais da conversa de Guillermo Marcó com o Papa Francisco, então oiça aqui os cerca de 20 minutos publicados no seu podcast semanal.
Uma óptima semana para si onde quer que esteja,
Ele