Ai. Ai. Ai. Agora é que me vou desgraçar de vez. Era uma vez uma dieta. Mas paciência. Hoje é dia de festa na Mansão Mistério e amanhã é um novo dia. “O” dia mesmo. Aquele dia com a cruz no calendário. O dia certo para recomeçar a dieta, porque hoje, tenham paciência, não vou resistir a esta pequena maravilha, inventada por esse monstro consagrado da culinária que se chama Jamie Oliver. O pretexto? Porque é que é dia de festa cá em casa? Porque sim. Porque é sexta-feira e há que celebrar em grande estilo.
Ingredientes
- 3 ovos grandes
- 115 g de farinha
- 1 colher de chá cheia de fermento em pó
- 140 ml de leite
- 1 pitada de sal
- 2 nozes de manteiga
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 4 bananas
- Crème fraîche para servir
Separe as claras e as gemas dos ovos e coloque-as em taças diferentes. Junte a farinha, o fermento e o leite com as gemas e misture bem até formar uma massa espessa e macia. Bata as claras em castelo com a pitada de sal. Depois, misture as claras com a massa. Aqueça uma frigideira anti-aderente, em lume médio. Coloque um pouco da massa das panquecas na frigideira, deixe espalhar até formar uma panqueca. Frite durante alguns minutos até ficar com um aspeto dourado. Com a ajuda de uma espátula, descole a panqueca da frigideira e vire-a ao contrário. Deixe fritar do outro lado até ficar dourada. Repita o processo até terminar a massa.
Num tacho à parte, derreta a manteiga e o açúcar em lume brando até formar um molho caramelizado, durante cerca de 3 minutos. Descasque as bananas e corte-as ao comprido. Coloque-as no tacho com o molho caramelizado e deixe-as ao lume até ficarem douradas, virando-as depois de alguns minutos. Sirva-as sobre as panquecas com uma colher generosa de crème fraîche.
Que grande maçada. Que grande chatice. Agora vou ter de comer esta maravilha. Que chatice. Coitada de mim. Estou mesmo maçada.
Um ótimo, doce, delicioso e suculento fim-de-semana,
Ela
receita e foto: jamie oliver
Que delicia! Dá uma vontade enorme de provar esta receita, maravilhosa como sempre. Casal mistério, continuem o vosso bom trabalho, muitos parabéns pelo blogue.