as melhores cervejas artesanais para combinar com cada prato de natal (uma escolha da cerveteca em exclusivo para o casal mistério)

    É Natal, é Natal

    Paz, amor e luz.

    Só estão mal, muito mal

    Todos os perus.

    cropped-4676502132.jpg

    Desde que, aos 5 anos, comecei a perceber a diferença entre um peru e um frango que, todos os dias de Dezembro, acordava a cantar esta música. O problema é que, quando eu tinha 5 anos, esta música era o cúmulo do rigor. Mas hoje é preciso acrescentar algumas linhas à lista dos que estão mal. Além dos perus, cá em casa comem-se bacalhaus, leitões, salmões, patos, perdizes, arenques e outros petiscos que fazem os seis elementos desta Família Mistério revirar os olhos de júbilo (sim, o arenque fumado também pode ser uma delícia). A tradição tem vindo a tornar-se cada ano menos tradicional. E, em 2014, decidimos mudar mais um velho hábito: o vinho.

    Mobilizados pelas maravilhosas cervejas artesanais que temos vindo a experimentar, vamos trocar o vinho por cerveja nesta consoada. Mas, como ainda estamos longe de nos tornar especialistas na matéria, resolvemos pedir conselhos a quem realmente percebe do assunto: a Cerveteca, o melhor e mais completo bar (e loja) de cervejas artesanais de Lisboa.

    E foi assim que a Carolina Cardoso e o Rui Matias surgiram na nossa vida (neste caso, no nosso e-mail). Simpaticamente, aceitaram o nosso desafio (Ela insistiu muito nesta questão da cerveja artesanal) e sugeriram a melhor cerveja artesanal para acompanhar cada um dos pratos de Natal. As comidas foram escolhidas por nós; as cervejas, por eles. Se mais alguém estiver a pensar em beber uma cerveja artesanal neste Natal, aqui tem o imprescindível guia para ir às compras.

    G6C0931.jpg

    Como aperitivo

    Mikkeller Spontan Cherry. Estilo “sour”, de fermentação espontânea com cerejas e envelhecida em barris de Chardonnay. 


    Com as entradas 

    Mean Sardine Amura. Uma American Pale Ale da Ericeira. Tem um excelente aroma, frutado e fresco, a lúpulo e a toranja. Tem um sabor a malte e citrinos, bom amargor e um final seco.

    1779917_580448538727173_1738848723392856093_n.jpg

    Com os queijos

    Maldita Barley Wine. De aroma frutado intenso e duradouro, esta cerveja de Aveiro tem notas leves a caramelo conjugadas com um amargor característico do estilo.

    Com os presuntos e enchidos 

    Passarola IPA. Uma verdadeira India Pale Ale, com um marcante aroma frutado e com o típico amargor do lúpulo.

     

    Com o peru 

    Duchesse de Bourgogne. De sabor ácido e frutado, a comparação mais comum é com o vinagre balsâmico. Atinge o seu potencial se for bebida entre 8º e 10º C. É óptima para cortar sabores fortes. 

    mikkeller-its-alive.jpg

    Com o bacalhau

    Mikkeller It’s Alive (edição mango & chardonnay). Fermentada com mangas para um sabor tropical adocicado, o envelhecimento em barris de Chardonnay confere-lhe um carácter viníco.  

    Tripel_Karmeliet_beer_Bosteels900.jpg

    Com as rabanadas 

    Tripel Karmeliet. Uma cerveja belga cremosa, sem amargor e com aroma baunilhado e de especiarias que liga lindamente com doces.

    20141118-IMG_3289-Edit.jpg

    Com o bolo rei 

    Brewdog Santa Paws. Uma scottish ale com mel, criada especialmente para o Natal de 2014. Acompanha lindamente sobremesas com frutas cristalizadas e secas, o que a torna a combinação ideal para o bolo rei.

     

    Com o café 

    Brewdog Mixtape. Uma mistura complexa de duas cervejas (uma belga lupulada e uma India Pale Ale) envelhecidas em barris de whisky durante dois anos. Tem 14,5% de álcool para terminar a consoada em beleza.

    porter2_1240.jpg

    E agora, resta-nos cantar:

     

    É Natal, é Natal,

    Venham as bandejas,

    Que já temos aqui abertas

    Todas as cervejas.

     

    Boas cervejas de Natal para si onde quer que esteja,

    Ele (com a preciosa ajuda da Carolina e do Rui, da Cerveteca)

    3 comentários em “as melhores cervejas artesanais para combinar com cada prato de natal (uma escolha da cerveteca em exclusivo para o casal mistério)

    1. Eu adoro cerveja! Fiquei com água na boca. Mas o norte fica sempre a falhar, onde é que se podem comprar essas belezas aqui em cima (principalmente a última)?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *