É Natal, é Natal
Paz, amor e luz.
Só estão mal, muito mal
Todos os perus.
Desde que, aos 5 anos, comecei a perceber a diferença entre um peru e um frango que, todos os dias de Dezembro, acordava a cantar esta música. O problema é que, quando eu tinha 5 anos, esta música era o cúmulo do rigor. Mas hoje é preciso acrescentar algumas linhas à lista dos que estão mal. Além dos perus, cá em casa comem-se bacalhaus, leitões, salmões, patos, perdizes, arenques e outros petiscos que fazem os seis elementos desta Família Mistério revirar os olhos de júbilo (sim, o arenque fumado também pode ser uma delícia). A tradição tem vindo a tornar-se cada ano menos tradicional. E, em 2014, decidimos mudar mais um velho hábito: o vinho.
Mobilizados pelas maravilhosas cervejas artesanais que temos vindo a experimentar, vamos trocar o vinho por cerveja nesta consoada. Mas, como ainda estamos longe de nos tornar especialistas na matéria, resolvemos pedir conselhos a quem realmente percebe do assunto: a Cerveteca, o melhor e mais completo bar (e loja) de cervejas artesanais de Lisboa.
E foi assim que a Carolina Cardoso e o Rui Matias surgiram na nossa vida (neste caso, no nosso e-mail). Simpaticamente, aceitaram o nosso desafio (Ela insistiu muito nesta questão da cerveja artesanal) e sugeriram a melhor cerveja artesanal para acompanhar cada um dos pratos de Natal. As comidas foram escolhidas por nós; as cervejas, por eles. Se mais alguém estiver a pensar em beber uma cerveja artesanal neste Natal, aqui tem o imprescindível guia para ir às compras.
Como aperitivo
Mikkeller Spontan Cherry. Estilo “sour”, de fermentação espontânea com cerejas e envelhecida em barris de Chardonnay.
Com as entradas
E agora, resta-nos cantar:
É Natal, é Natal,
Venham as bandejas,
Que já temos aqui abertas
Todas as cervejas.
Boas cervejas de Natal para si onde quer que esteja,
Ele (com a preciosa ajuda da Carolina e do Rui, da Cerveteca)
Gosto muito de uma cerveja bem fresca a acompanhar certos pratos, e se for preta ainda melhor porque adoro aquele sabor carregado de cevada!
Acho que vou experimentar algumas destas combinações…
Eu adoro cerveja! Fiquei com água na boca. Mas o norte fica sempre a falhar, onde é que se podem comprar essas belezas aqui em cima (principalmente a última)?
Outra sugestão, se me permitem, é a gama da Cerveja Vadia, artesanal, com várias combinações adequada a um bom prato! E claro, da minha boa terrinha!
http://www.cervejavadia.pt/