Ingredientes
– 750 g de farinha
– 30 g de fermento de padeiro
– 1 dl de água da torneira morna
– 150 g de manteiga
– 150 g de açúcar
– 150 g de frutas cristalizadas pequenas
– 250 g de frutos secos (pinhões, nozes, passas e amêndoas)
– 4 ovos
– 1 limão
– 1 laranja
– 1 dl de vinho do Porto
– 1 colher de sobremesa (rasa) de sal grosso
Para decorar
– Geleia de marmelo q.b.
– Água da torneira morna
– Açúcar de confeiteiro q.b.
O primeiro passo é escolher as frutas cristalizadas: frutas saborosas, pequenas e sem corantes. Eu costumo escolher especialmente laranja, ginja e pera. Depois, pique-as e deixe-as a macerar no Vinho do Porto, juntamente com os frutos secos. Dissolva o fermento em 1 dl de água da torneira morna e junte a uma chávena de farinha tirada do peso total. Misture e deixe levedar em ambiente morno durante cerca de 15 minutos.
Entretanto, bata a manteiga com o açúcar e as raspas do limão e da laranja. Junte os ovos, um a um, continuando a bater nos intervalos, e depois a massa de fermento que preparou. Quando tudo estiver bem ligado, adicione a restante farinha peneirada com o sal. Amasse a massa muito bem. Esta massa deve ficar macia e elástica. Se estiver muito rija, junte um pouco mais de água da torneira morna. Misture agora as frutas maceradas no Vinho do Porto.
Volte a amassar e forme uma bola. Polvilhe a massa com um pouco de farinha, coloque-a numa taça tapada com um pano e envolva num cobertor. Deixe levedar em ambiente morno durante cerca de 5 horas. Quando a massa tiver dobrado de volume, forme um anel com um buraco no meio. Introduza a fava e o brinde embrulhado em papel vegetal. Para impedir que a rodela feche, introduza uma tigela no buraco no centro do bolo.
Deixe levedar durante mais uma hora. Depois pincele o bolo com gema de ovo e enfeite com frutas cristalizadas maiores e com pinhões inteiros, meias nozes e meias amêndoas. Polvilhe com açúcar e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 35 a 45 minutos. Quando o bolo rei estiver dourado por fora e bem cozido por dentro, pincele-o com a geleia de marmelo diluída num pouco de água da torneira morna e termine com açúcar de confeiteiro polvilhado por cima.