Ingredientes
Para 8 a 10 pessoas
Para a pavlova
– 225 ml de claras (cerca de 6 ovos) à temperatura ambiente
– 330 g de açúcar de confeiteiro
– 1 colher de chá e meia de vinagre branco
Para o doce de framboesas tostadas
– 500 g de framboesas
– 165 g de açúcar de confeiteiro
– 1 vagem de baunilha
Topping
– 375 ml de natas
– 200 g de amoras
– Micro folhas de hortelã para decorar
– Açúcar de confeiteiro para decorar
Antes de tudo, pré-aqueça o forno a 220º C.
Logo depois, prepare o doce de framboesas tostadas. Coloque as framboesas, o açúcar e as sementes com a vagem de baunilha numa travessa e misture bem. Deixe cozinhar enquanto vai mexendo de vez em quando, durante 25 a 30 minutos até engrossar. Arrefeça e deite fora a vagem de baunilha.
Entretanto, reduza a temperatura do forno para 150º C.
Em primeiro lugar, bata as claras em castelo e vá juntando, de forma gradual, o açúcar colocando uma colher de cada vez com intervalos de 30 segundos. Assim que o açúcar estiver bem incorporado, raspe as bordas da taça e volte a bater durante mais 6 minutos. Junte de seguida o vinagre e misture durante mais 2 minutos.
Agora só precisa de forrar um tabuleiro com papel vegetal e espalhar por cima várias colheres de sopa do merengue, criando círculos com cerca de 7 cm de diâmetro.
Reduza a temperatura do forno para 120º C e coloque as pavlovas durante uma hora. Assim que estiverem prontas, desligue o forno e deixe que as pavlovas arrefecerem totalmente ainda lá dentro.
Enquanto arrefecem, bata as natas com a batedeira até obter a consistência de chantilly.
Antes que Ela comece a fazer perguntas sobre a quantidade de calorioas, o melhor é tratar do empratamento. Coloque as pavlovas numa travessa e parta-as com as costas de uma colher. Espalhe por cima as natas batidas juntamente com o doce de framboesas tostadas. Decore com amoras e folhas de hortelã e pulverize com o açúcar de confeiteiro.