as novas cervejas artesanais portuguesas foram inspiradas na mítica estrada n2

    É a estrada mais mítica de Portugal e a maior da Europa. Ao longo de 739,26 km, a Estrada Nacional 2 percorre Portugal de Chaves a Faro, atravessando 13 rios, 10 serras e dezenas de cidades, vilas e aldeias no interior do país. Se quer conhecer Portugal como deve ser, só precisa de se meter no carro (ou na mota) em Chaves e sair em Faro.

    Foi exactamente isso que fizeram dois amigos quando tiveram a ideia de produzir a cerveja artesanal mais portuguesa de todas. Uma cerveja que fosse inspirada nos mais profundos cheiros, tradições e sabores de Portugal. Uma cerveja que não fosse dedicada apenas a Trás-os-Montes, ao Douro ou ao Algarve, mas que mostrasse Portugal como um todo. Foi assim que nasceu a N2 – a cerveja, não a estrada.

    cervejacopo2.jpg

     

    Ao longo de vários dias, os criadores da N2 percorreram a estrada com o mesmo nome para recolherem os melhores sabores, ingredientes e tradições de cada local. Quando voltaram a Chaves, criaram 6 cervejas artesanais. Cada uma tem o nome um Km específico da N2, no qual foi inspirada a sua produção tendo como base a história, os produtos e os aromas da respectiva região.  

    cerveja0copo.jpg

    Por exemplo, a Km 0 representa a região de Trás-os-Montes, onde começa a N2. E por isso tem sabores e aromas ricos em malte, caramelo e frutos secos. Já a Km 89 representa o Douro e por isso estagiou 4 meses em barricas de carvalho de vinho do Porto, o que lhe deu notas da madeira e de Vinho do Porto que são únicas numa cerveja artesanal.

    cerveja206copo2.jpg

    A experiência passou ainda pelo Km 178, na região de Viseu, o que originou uma cerveja com notas de café e chocolate; pelo Km 206, no início do maciço da Serra da Estrela, com uma cerveja mais cremosa e encorpada; pelo Km 586, no Alentejo, com uma cerveja mais leve e frutada; e terminou no Km 738, em Faro, com uma cerveja turva com toques de fruta, baunilha e cravinho.

    cerveja738amb.jpg

    Cada cerveja é completamente diferente, mas todas são absolutamente divinais. O projecto foi lançado há poucos meses e ainda tem uma produção muito pequena. As cervejas não são pasteurizadas, o que lhes dá um sabor completamente único e original.

    É claro que a primeira loja a colocar esta maravilha à venda em todo o país tinha de ser a Loja do Casal Mistério. Temos todas as cervejas N2 disponíveis em caixas de 6 garrafas de 33 cl e temos ainda uma caixa especial, chamada Viagem dos Sentidos, com uma garrafa de cada uma das cervejas diferentes, para que possa percorrer todos os quilómetros do interior de Portugal dentro de um copo.

    cervejaamb2.jpg

    Agora que o Natal está a chegar e o país volta a confinar, que companhia melhor podia ter do que as cervejas artesanais mais portuguesas de todas entregues directamente em sua casa? É quase uma aula de História de Portugal, mas um bocadinho mais animada.

     

    Um óptima cerveja artesanal para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    fotos: n2

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *