Adoro este tempo de Outono. O frio lá fora, a chuva na janela e o cheirinho quente a maçã dentro de casa. É com este discurso poético que eu consigo convencer a minha querida Mulher Mistério a autorizar, por decreto régio, esta pobre alma a fazer tudo quanto são bolos e doces mal começa a chover. E a surpresa é que resulta.
Amanhã é dia de experimentar para o pequeno-almoço as divinais panquecas de maçã do site Food52. Além de terem as fatias laminadas de maçã a cobrir o topo, levam uma massa feita com as claras batidas em castelo, o que a torna ainda mais alta, fofinha e deliciosa.
Para fazer esta maravilha, vou precisar de ovos com as claras e as gemas separadas, açúcar, farinha, fermento, leite, água com gás, sal e uma maçã descascada e laminada. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Numa taça, misture bem as gemas com o açúcar, a farinha, o fermento, o leite, a água com gás e o sal. Noutra taça, bata as claras em castelo. Com a ajuda de uma espátula, envolva as claras em castelo na massa, sem mexer demasiado para não perder o volume das claras.
Aqueça, em lume médio, um fio de óleo vegetal numa frigideira de ferro fundido. Deite para dentro da frigideira metade da massa das panquecas e espalhe metade da maçã laminada pelo topo. Quando a base da panqueca estiver firme, vire-a com cuidado. Cozinhe ligeiramente do outro lado e repita os passos com o resto da massa e da maçã.
Sirva bem quente com um pouco de açúcar de confeiteiro espalhado por cima.
Umas óptimas panquecas para si onde quer que a chuva esteja,
Ele
receita e foto: food52