as primeiras cervejarias de portugal

    Em 1912, era fundada a Fábrica de Cervejas Germânia. Quatro anos mais tarde, depois da entrada de Portugal na Primeira Guerra Mundial contra a Alemanha, mudou de nome para algo mais nacionalista e adequado a um período de guerra. Foi assim que nasceu a Portugália. Conheça a história das primeiras cervejarias do país no episódio desta semana do podcast Favas Contadas. Se quiser ouvir toda a história da Portugália, da Trindade ou da Jansen, por exemplo, então só tem de carregar no play aqui em baixo.

     

     

    Antes da Portugália, em 1836, já tinha sido fundada a Fábrica de Cerveja da Trindade, num convento do século XIII. No início a fábrica fornecia apenas botequins, cafés e casas de pasto. Mas o sucesso foi tão grande que, dois anos depois, o dono abriu um balcão de venda directa de cerveja a copo. Ficava dentro da fábrica, no antigo refeitório dos frades, e rapidamente se tornou uma das atracções da zona da Trindade. Foi a primeira cervejaria de Lisboa.

    Poucos anos depois, a Trindade já era a fornecedora oficial da Casa Real. E em 1863 sofreu obras para revestir a cervejaria com os maravilhosos azulejos que ainda hoje lá estão. Se quiser ver todas as fotos das primeiras cervejarias do país, então carregue na galeria aqui em baixo.

    Como nasceu a Sagres

    Mas o melhor mesmo é ouvir o episódio completo desta semana em qualquer uma das plataformas de podcast: Apple Podcasts, SpotifyYouTubeCastBox ou Google Podcasts. Além de contarmos a história das primeiras cervejarias, ainda relembramos como nasceu a cerveja Sagres. Criada através da receita de um antigo prisioneiro de guerra dos alemães, a Sagres foi a primeira cerveja portuguesa exportada. E por sugestão dos britânicos, durante a II Guerra Mundial, uma vez que não conseguiam fornecer cerveja às suas tropas estacionadas em Gibraltar. Para fugir aos ataques alemães, sugeriram a Portugal exportar a sua cerveja para Gibraltar.

    Conheça toda a história da Sagres e da Portugália no episódio desta semana – porque se chama Sagres, como a marca Imperial (uma cerveja exclusivamente de pressão) deu origem ao hábito de se pedir “uma imperial” hoje em dia e o que tudo isto tem a ver com a Exposição do Mundo Português, em 1940, e com o nacionalismo do Estado Novo.

    Se não quiser perder nenhum novo episódio do Favas Contadas, então siga o podcast no Spotify, Apple Podcasts, ou CastBox. Porque todas as terças-feiras de manhã contamos uma história sobre a origem da comida.

     

    Uma óptimo cerveja para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    fotos: lorenzo rui / unsplash; e d.r.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *