bacalhau no forno com pasta de pimentos assados e crumble crocante

    Não se assuste. Esta receita do blog Cooktoria é divinal e pode ser uma ótima solução para o seu Natal. É fácil, é original e crocante. Fica pronta em 40 minutos, sendo que são apenas 15 a preparar. O resto é o tempo que fica no forno. O meu querido Marido Mistério está em transe com o crumble que leva filetes de anchovas, que Ele adora. Já eu fiquei maravilhada com a pasta de pimentos assados estrategicamente colocada entre o bacalhau e o crumble.

    Para fazer esta receita precisa de uns bons lombos de bacalhau, azeite, sal, pimenta e orégãos secos. Depois tem de ter pimentos tostados, queijo parmesão, alho picado, sumo de limão, azeite, salsa fresca e piripíri para a pasta de pimentos. Finalmente, precisa de pão duro, filetes de anchovas, um dente de alho picado e uma pitada de pimenta preta para o crumble.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

     

     

    Pré-aqueça o forno a 190º C.

    Tempere o bacalhau e espalhe o azeite num tabuleiro próprio para ir ao forno. Espalhe sal, pimenta e orégãos por cima do azeite. Disponha os lombos de bacalhau por cima e envolva-os com cuidado nos temperos. Vire os lombos ao contrário e reserve.

    Enquanto isso, faça a pasta de pimentos tostados: coloque todos os ingredientes da pasta no liquidificador e misture bem até obter um creme macio.

    Espalhe a pasta de pimentos por cima dos lombos de bacalhau.

    Faça agora o crumble: junte no mesmo liquidificador os pedaços de pão duro com o alho e os filetes de anchovas. Adicione um pouco de pimenta preta. Triture tudo até obter uma espécie de crumble.

    Espalhe o crumble por cima da pasta de pimentos e leve ao forno durante 20 a 25 minutos, dependendo da altura dos seus lombos de bacalhau.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: cooktoria

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *