Os nossos queridos e adoráveis Filhos Mistério estão cada vez mais exigentes. Todos os fins de semana acordam à espera de um pequeno-almoço diferente. Eles clamam por Nutella e manteiga de amendoim, eu tento dar-lhes receitas saudáveis mas com um aspeto apetitoso.
Hoje encontrei a receita ideal no blog Eating Bird Food: esta Banana Split é vegan e tem um aspeto divinal. Os miúdos vão delirar e eu também, claro! Ah, só demora 9 minutos a fazer. Adoro a precisão: 7 minutos a preparar e 2 a cozinhar.
Só preciso de bananas, canela, morangos cortados às fatias, mirtilos, iogurte vegan (de leite de amêndoa, por exemplo), pepitas de cacau, manteiga de amêndoa e granola.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.
Descasque as bananas e corte-as ao meio.
Aqueça uma frigideira, em lume médio, com um fio de óleo de coco. Disponha as bananas, e frite-as de um lado e do outro durante 1 a 2 minutos, até ficarem ligeiramente acastanhadas e macias. Retire as bananas com a ajuda de uma espátula, coloque-as num prato para arrefecerem e espalhe por cima um pouco de canela.
Enquanto as bananas estão a arrefecer, lave os mirtilos e corte os morangos.
Agora, divida duas metades de banana por cada taça que vai servir. Pode colocá-las em cruz, por exemplo. Junte o iogurte de leite de amêndoa, os mirtilos e os morangos.
Decore com as pepitas de cacau e granola. Se preferir uma versão sem glúten, use uma granola sem cereais. No fim ponha um pouco de manteiga de amêndoa por cima de cada taça e sirva!
E se lhe apetecer fazer esta receita a um dia de semana mas estiver com pressa, faça à mesma: só não precisa de caramelizar as bananas. Também fica ótima!
Leia ainda:
Papas de quinoa com banana e nozes (com vídeo)
Banana split com iogurte grego e amêndoas laminadas
Papas de aveia no forno com banana
Um ótimo domingo,
Ela
receita e foto: eating bird food