Não sei se sou a única (se sou começo a ficar seriamente preocupada) mas ainda não fiz a digestão do Natal. É de loucos, não é? Tenho a sensação de que acabei de comer um bolo-rainha inteiro, o que é manifestamente um exagero. Por isso, estou em dieta rigorosa durante esta semana. Cortei no pão e (um minuto de silêncio pela minha dor, por favor) no álcool. Pelo menos até ao fim do ano.
E hoje o meu jantar vai ser esta singela batata doce com um delicioso creme de abacate que descobri no blog Kara Lydon. Só vou precisar de batatas doces médias, azeite extra-virgem, um dente de alho picado, couve cortada em pedaços, sal e pimenta, uma lata de feijão preto e um creme de abacate.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.
Pré-aqueça o forno a 190º C e prepare um tabuleiro forrado com papel vegetal.
Espete as batatas doces com um garfo fazendo vários furos.
Coloque as batatas doces no forno durante 45 a 60 minutos ou até ficarem macias.
Entretanto, aqueça um fio de azeite numa frigideira em lume médio-alto. Junte o alho e deixe fritar durante um minuto. Nessa altura, acrescente a couve e mexa. Junte ¼ de chávena de água e tape durante 3 a 5 minutos. Retire a tampa, mexa a couve e reduza para lume brando. Deixe cozinhar durante mais 10 ou 15 minutos, acrescentando mais água se achar necessário. Tempere com sal e pimenta.
Corte as batatas doces ao meio, recheie com a couve salteada, o feijão preto e com um creme caseiro de abacate.
Para fazer o creme de abacate, misture no liquidificador um abacate, azeite, sumo de limão, folhas de manjericão, salsa, cebolinho, um dente de alho e vinagre de cidra. Se quiser saber mais detalhes, aprenda a fazer aqui. Ou então, simplifique, esmagando um abacate com um fio de azeite e sal.
Um ótimo e saudável jantar,
Ela
receita e foto: kara lydon