Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

batata doce com queijo derretido e castanhas no forno para acompanhar com um bom vinho verde neste natal

17.12.19

Há uma tradição incontornável nesta modesta Família Mistério: Natal passado em Portugal tem de ter um Vinho Verde bestial. Já dizia o Casal...

Há coisa mais portuguesa do que um bom e delicioso Vinho Verde DOP (Denominação de Origem Protegida)? E então se acompanhar uma batata doce de Aljezur e umas castanhas assadas de Trás-os-Montes, está feita a combinação perfeita para me sentir de volta à mesa de casa dos meus avós.

DSC07596 2.jpeg

Foi por isso que ficámos radiantes quando fomos convidados pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes para criarmos a nossa receita de Natal preferida para acompanhar um sofisticado Alvarinho ou um surpreendente e fresco vinho tinto de Verona.

Eu sempre adorei Vinho Verde no Verão, mas ultimamente tenho conhecido novos vinhos da região demarcada dos Vinhos Verdes que são mais complexos e sofisticados e que me deixam de queixo caído em qualquer altura do ano. E porquê? Porque são vinhos brancos, sem bolhas ou qualquer toque mais adocicado. São brancos com estrutura e complexidade, produzidos na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, perfeitos para acompanhar risottos, queijos ou outras maravilhas.

A escolha para o nosso almoço de Natal este ano foi um Alvarinho Quinta das Arcas Reserva que tem um leve toque de madeira que o torna mais estruturado e perfeito para uma refeição especial como a de Natal. Se preferir acompanhar esta entrada de batata doce no forno com um vinho tinto, então este Bardolino Clássico leve e fresco também resulta maravilhosamente.

Mas antes de aprofundarmos esta combinação divinal, o melhor é ver tudo com os seus próprios olhos.

 

Batata doce com queijo e castanhas no forno para acompanhar com um bom Vinho Verde

É tão simples quanto isto: batata doce no forno, queijo derretido, castanhas assadas e romãs frescas. Tudo junto na mesma entrada maravilhosa para o seu Natal. Para acompanhar, não há nada como um delicioso Vinho Verde 🥂 Veja a receita completa esta tarde em www.casalmisterio.com #batatadoce #queijo #casalmisterio

Publicado por Casal Mistério em Terça-feira, 17 de dezembro de 2019

 

Ingredientes

  • 4 batatas doces médias
  • 80 g de castanhas assadas
  • 1 fio de azeite
  • 150 g de queijo mozzarella ou outro bom para derreter
  • 150 g de queijo feta
  • Sementes de duas romãs

 

Esta receita tem tudo: o toque doce da batata, o salgado quase picante do queijo feta, o sabor inconfundível das castanhas e a frescura das romãs. Tudo isto é perfeito para abrir o apetite para um bacalhau ou para complementar um fabuloso peru de Natal.

Para acompanhar, este original vinho branco é tudo aquilo com que podia sonhar. Além de ser aromático, é estruturado e complexo, com um leve toque de madeira que é perfeita. Eu, por mim, podia acompanhar todo o almoço com esta maravilha. Se insistir num tinto, o italiano Villabella Bardolino Clássico é uma óptima opção de Verona.

Para preparar esta entrada, pré-aqueça o forno a 200º C e prepare um tabuleiro forrado com papel vegetal. Corte as batatas doces em rodelas com cerca de 2 cm de espessura, espalhe um fio de azeite por cima, tempere com flor de sal e pimenta preta e leve-as ao forno entre 10 a 15 minutos ou até ficarem tostadas e cozinhadas. 

DSC07621 2.jpeg

Cubra cada rodela de batata doce com queijo mozzarella ralado e volte a levar ao forno durante mais cerca de 5 minutos até que o queijo derreta bem.

Sirva as rodelas de batata doce com as castanhas picadas por cima, o queijo feta em crumble e finalmente as sementes de romã. Vai ver que não sobra uma migalha. Nem uma gota de vinho...

 

Um óptimo Natal para si onde quer que o vinho esteja,

Ele

 

vídeo e fotos: casal mistério

 

Uma receita Casal Mistério feita em parceria com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes