Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

batatas gratinadas com bacon: é um acompanhamento mas parece um prato principal

18.03.22

Ainda não decidi: acompanho esta maravilha com um peixinho leve ou delicio-me só com estas batatas macias e mergulhadas num cremoso molho de queijo derretido? Afinal, ainda levam uns pequenos cubos de bacon tostado por cima, por isso proteína não falta a este prato. Nem queijo derretido. Nem um molho estupidamente cremoso.

Acho que, perante as habituais reticências da minha querida Mulher Mistério, vou ter de optar por fazer estas batatas do site Taste como prato principal. Tudo o que vou precisar é de natas, alho, tomilho fresco, mistura para sopa de cebola de pacote, batatas descascadas e cortadas ao meio longitudinalmente, queijo cheddar ralado, bacon picado e cebolinho fresco picado. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

hasselbacon-potato-bake-recipe-177218-2.jpeg

 

Comece por preparar o molho. Junte as natas, o alho inteiro e o tomilho, numa panela pequena, em lume médio. Quando levantar fervura, apague o lume, tempere com pimenta preta moída no momento e deixe infusionar.

Entretanto, trate das batatas. Coloque-as em cima de uma tábua com o lado cortado virado para baixo e faça pequenos golpes transversais no topo da batata. Para ter a certeza de que não a corta até ao fim, pode espetar um palito no fundo da batata, na direcção contrária aos golpes.

Coloque as batatas dentro de um pyrex e espalhe por cima metade do queijo ralado e metade do bacon. Retire o alho e o tomilho das natas e misture-as com a sopa de cebola de pacote, com a ajuda de uma vareta até dissolver o preparado. Espalhe este creme por cima das batatas, tape o pyrex com papel de alumínio e leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante cerca de 40 minutos.

Quando as batatas estiverem moles, retire o papel de alumínio e volte a colocá-las no forno, com o resto do queijo ralado e do bacon espalhados pelo topo, durante cerca de 30 minutos. Sirva com o cebolinho picado por cima quando o topo das batatas estiver bem tostado e o queijo derretido.

 

Umas óptimas batatas para si onde quer que esteja o queijo derretido,

Ele

 

receita e foto: taste