Aliás, estas batatas gratinadas ficam bem com qualquer prato. Costuma comer cabrito na Páscoa? Ficam uma maravilha! Prefere borrego? É o casamento perfeito! É adepto de bacalhau? Foram feitos um para o outro. A verdade é que estas batatas gratinadas com parmesão e gruyère são tão boas que se comem sozinhas… ou acompanhadas.
Ainda por cima, esta receita do blog Flourishing Foodie é muito fácil de fazer, porque só precisa de 20 minutos de preparação, de resto é o tempo que fica no forno.
Assim, para fazer estas batatas gratinadas, precisa de comprar natas, sal, alho picado, manteiga, uma chalota pequena picada, batatas, queijo gruyère ralado, parmesão ralado e tomilho fresco.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais, pré-aqueça o forno a 160º C.
Entretanto, junte numa panela pequena as natas, o sal e o alho. Depois, deixe ferver em lume brando durante 5 minutos. A ideia é que as natas absorvam bem o aroma do alho. Nessa altura, retire do lume e reserve.
A seguir, corte as batatas em rodelas muito fininhas com a ajuda de uma mandolina.
Depois, aqueça a manteiga e as chalotas numa frigideira grande própria para ir ao forno e deixe fritar em lume brando durante 5 minutos até as chalotas caramelizarem.
A seguir, disponha as rodelas de batata em espiral por cima das chalotas caramelizadas. E despeje por cima as natas aquecidas.
Entretanto, tape a frigideira com uma folha de papel de alumínio, apertando-a bem. E leve a frigideira ao forno durante 1 hora e 15 minutos.
Retire a frigideira do forno e mude para a função de grelhador.
Espalhe os queijos gruyère e parmesão ralados por cima das batatas e decore com o tomilho. Volte a colocar a frigideira com as batatas gratinadas no forno durante mais 5 minutos até o topo ficar crocante e os queijos a borbulharem.
Nessa altura, retire do forno e sirva quentes.
Um ótima Páscoa para si, onde quer que esteja,
Ela