batatas gratinadas com parmesão e gruyère, um acompanhamento divinal para a páscoa

    Aliás, estas batatas gratinadas ficam bem com qualquer prato. Costuma comer cabrito na Páscoa? Ficam uma maravilha! Prefere borrego? É o casamento perfeito! É adepto de bacalhau? Foram feitos um para o outro. A verdade é que estas batatas gratinadas com parmesão e gruyère são tão boas que se comem sozinhas… ou acompanhadas.

    Ainda por cima, esta receita do blog Flourishing Foodie é muito fácil de fazer, porque só precisa de 20 minutos de preparação, de resto é o tempo que fica no forno.

    Assim, para fazer estas batatas gratinadas, precisa de comprar natas, sal, alho picado, manteiga, uma chalota pequena picada, batatas, queijo gruyère ralado, parmesão ralado e tomilho fresco.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, pré-aqueça o forno a 160º C.

    Entretanto, junte numa panela pequena as natas, o sal e o alho. Depois, deixe ferver em lume brando durante 5 minutos. A ideia é que as natas absorvam bem o aroma do alho. Nessa altura, retire do lume e reserve.

    A seguir, corte as batatas em rodelas muito fininhas com a ajuda de uma mandolina.

    Depois, aqueça a manteiga e as chalotas numa frigideira grande própria para ir ao forno e deixe fritar em lume brando durante 5 minutos até as chalotas caramelizarem.

    A seguir, disponha as rodelas de batata em espiral por cima das chalotas caramelizadas. E despeje por cima as natas aquecidas.

    Entretanto, tape a frigideira com uma folha de papel de alumínio, apertando-a bem. E leve a frigideira ao forno durante 1 hora e 15 minutos.

    Retire a frigideira do forno e mude para a função de grelhador.

    Espalhe os queijos gruyère e parmesão ralados por cima das batatas e decore com o tomilho. Volte a colocar a frigideira com as batatas gratinadas no forno durante mais 5 minutos até o topo ficar crocante e os queijos a borbulharem.

    Nessa altura, retire do forno e sirva quentes.

     

    Um ótima Páscoa para si, onde quer que esteja,

    Ela

     

    receita e foto: flourishing foodie

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *