batatas gratinadas com queijo boursin, um acompanhamento de sonho

    Ok, eu sei que deveria ter recomeçado a minha dieta hoje, mas infelizmente ainda não foi possível cumprir este meu tão aguardado desejo. Um dia são uns tentadores tortellini, outro dia são estas batatas gratinadas com queijo boursin, não está fácil. Não está mesmo nada fácil. Eu até queria começar a minha dieta mas a culpa é deste blog. No fundo, é trabalho, não tenho culpa.

    Além disso, estas batatas gratinadas com queijo boursin são demasiado tentadoras para as deixar perdidas por essa blogosfera fora. A receita é do blog Cafe Christina Rossetti e, ainda por cima, é muito fácil de fazer.

    Para isso, precisa de comprar natas, dois queijos Boursin, manteiga, dois dentes de alho grandes picados, uma chalota picada, sal, pimenta preta moída, salsa, tomilho e alecrim secos e, claro, cinco a sete batatas médias.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 a 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, pré-aqueça o forno a 200º C.

    Enquanto espera que o forno aqueça, lave e descasque as batatas. Com a ajuda de uma mandolina corte-as em rodelas muito fininhas, com cerca de 3 mm de espessura.

    Entretanto, aqueça uma frigideira funda em lume médio e junte a manteiga, a chalota e o alho. Depois, deixe saltear durante 30 segundos a 1 minuto. Mas tenha cuidado para não deixar queimar o alho.

    Nessa altura, junte as natas, os queijos Boursin e as ervas aromáticas. Deixe ferver e depois reduza para lume brando. Cozinhe, durante cerca de 5 minutos, e vá mexendo sempre até o queijo derreter completamente e o molho ficar cremoso.

    Enquanto isso, espalhe spray de cozinha num pirex ou numa travessa própria para ir ao forno. A seguir, disponha as rodelas de batata em fila, sobrepondo-as ligeiramente. Entre cada camada de batatas, coloque uma camada do molho de queijo. Repita o processo até acabarem as batatas. No final, espalhe o resto do molho de queijo no topo.

    Cubra a travessa ou o pirex com uma folha de papel de alumínio e aperte bem nas pontas.

    Leve ao forno durante 60 minutos.

    Quando retirar do forno, deixe arrefecer 10 a 15 minutos antes de servir.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: cafe christina rossetti

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *