batatas gratinadas no forno, um acompanhamento fundamental para o natal

    É daqueles acompanhamentos que fica bem com tudo: com o peru, com o bacalhau, com leitão, com o que quiser. Além disso, quem resiste as umas batatas gratinadas no forno? Eu, infelizmente, não. Mas como, nesta época, tudo é permitido, o meu querido Marido Mistério vai fazer estas batatas gratinadas no forno para o Natal, porque, além de serem deliciosas, enchem uma multidão. E a Família Mistério é numerosa e de muito alimento.

    Para fazer esta tentação do blog Once Upon a Chef, precisamos de comprar manteiga, batatas descascadas e cortadas em rodelas muito fininhas, sal, pimenta preta moída, queijo parmesão ralado, natas e tomilho fresco para decorar.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 a 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, pré-aqueça o forno a 180º C e coloque a grelha que vai usar a meio do forno. A seguir, unte uma travessa própria para ir ao forno com manteiga.

    Entretanto, coloque numa taça grande as batatas descascadas e cortadas em rodelas muito fininhas e tempere-as com o sal e a pimenta.

    Depois, disponha as rodelas de batata no fundo da travessa que preparou, numa única camada, tendo o cuidado de as sobrepor ligeiramente. A seguir, espalhe ¼ do queijo por cima das batatas e, depois, espalhe ¼  das natas por cima do queijo. Repita o processo com o resto das batatas, do queijo e das natas até criar 4 camadas.

    No final, despeje o resto das natas por cima.

    Finalmente, leve a travessa ao forno, destapada, durante 60 a 75 minutos ou até as batatas estiverem macias (confirme, perfurando uma delas com uma faca) e topo estiver dourado e acastanhado.

    Nessa altura, retire do forno e deixe assentar na bancada durante cerca de 10 minutos.

    Decore com tomilho fresco antes de servir.

     

    Feliz Natal,

    Ela

     

    receita e foto: once upon a chef

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *