Confesso que não era uma grande fã de beringela. Nunca fui. Nem Ele, que gosta de tudo e de mais alguma coisa, adora. Até hoje. Depois de descobrir esta incrível receita do blog g-free foodie, a minha vida mudou. É que eu tenho um problema que assumo com toda a frontalidade: os meus olhos comem tanto ou mais do que a minha boca e, quando me deparei com esta receita, os desejos foram de tal ordem que temi estar outra vez “de esperanças”, como diz a minha amorosa mãe.
Ingredientes
- 1 beringela grande
- 2 dentes de alho picados
- 1 bola de mozarela fresca, cortada às fatias
- 1/2 de um alho-francês, cortado em fatias fininhas
- 2 figos frescos cortados em quartos
- Alguns tomates cherry, cortados em metades
- Azeite
- 4 colheres de sopa de vinagre balsâmico
- 1 colher de sopa de açúcar
- Sal
Corte a beringela ao meio e marque as metades na diagonal, com cuidado para não cortar a pele. Espalhe o alho pelas metades da beringela, passe o azeite e tempere levemente com sal. Coloque as metades da beringela num tabuleiro de ir ao forno, viradas para cima, e deixe assar durante 30 minutos a 180º C.
Entretanto, aqueça 3 colheres de sopa de azeite numa frigideira em lume médio. Junte o tomate cherry e o alho-francês, deixe cozinhar durante 3 a 5 minutos, até as peles dos tomates cherry começarem a rebentar e o alho-francês ficar macio. Retire do lume e reserve numa taça ou num prato. Junte o vinagre e o açúcar à frigideira e volte a colocar em lume médio. Deixe ferver ligeiramente até que o vinagre reduza e fique com a consistência de um xarope.
Quando a beringela estiver assada, espalhe as fatias de mozarela por cima e depois junte o alho-francês, os tomates cherry e os figos. Volte a colocar as metades da beringela no forno a 180º C, durante 8 a 10 minutos, até o queijo começar a derreter e a borbulhar. Termine, temperando com a redução de balsâmico e um pouco mais de sal. Se quiser, pode acrescentar um pouco mais de azeite. Sirva logo.
Não é irresistível?
Boas receitas,
Ela
receita: g-free foodie
foto: the prague blog
completamente irresistível!!!
para mim tudo o que tenha figos é para experimentar!
Já experimentei. Uma delícia! 🙂