– Bifes de couve-flor? Oh, meu Deus, a sério, mãe?
– Podemos ao menos pôr ketchup ou maionese?
– Não há umas batatas fritas?
Os nossos filhos entraram em clima de pré-revolução quando anunciei que o jantar de ontem à noite eram bifes de couve-flor.
– Qual é o problema? Que tal demonstrarem um bocadinho de solidariedade para com a vossa pobre mãe? Hoje é dieta para todos.
– Mas fizemos mal a alguém?
– Estamos de castigo?
– Não. Vão ver que vão adorar.
Nesta receita, do blog Two Peas and Their Pod, até o pesto é vegan: não tem pinhões nem parmesão. Tem basicamente manjericão, azeite, alho e limão. Mas claro que pode usar o seu pesto preferido. E claro que, se for de muito alimento, pode usar esta receita como acompanhamento. É rápida e facílima de se fazer, demora cerca de 20 minutos.
Ingredientes
Para 2 a 4 pessoas
- 1 cabeça pequena de couve-flor
- 1 chávena de manjericão
- 1 dente de alho
- 1 colher de sopa de sumo de limão fresco
- 1/3 de uma chávena de azeite
- Sal e pimenta preta
Corte a couve-flor longitudinalmente, incluíndo o talo, em fatias de cerca de 2 cm. Reserve. Junte num liquidificador, o manjericão, o alho e o sumo de limão. Misture ao mesmo tempo que vai juntando devagarinho o azeite. Pare para limpar os lados com a ajuda de um salazar. Volte a ligar o liquidificador e misture novamente até ficar com uma consistência macia. Tempere com sal e pimenta. Pincele os dois lados das fatias da couve-flor com o pesto. Coloque no grelhador em lume médio. Grelhe durante 3 ou 4 minutos cada lado das fatias de couve-flor até ficarem macias mas firmes. Sirva quentes. Vai ver que vai adorar. Cá em casa foi um sucesso. Lambuzaram os pratos e ainda ouvi:
– Não há mais, mãe?
Não havia. Não sobrou uma migalha… E nem voltaram a falar em ketchup nem em maionese. Mas foi um acompanhamento, claro, porque alimentar estas crianças a couve-flor é um mito.
Uma ótima quarta-feira,
Ela
receita e foto: twopeasandtheirpod