Hoje acordei com uma necessidade abrupta de bolachas. Não estou a falar de bolachas de pacote, mas daquelas bolachas que a minha avó fazia todos os fins-de-semana e que enchiam a casa com um delicioso cheiro a açúcar torrado no forno.
Aquelas bolachas que eram um verdadeiro programa de fim-de-semana. Que me levavam a acampar na cozinha para ir tirando dedadas da fantástica massa que ia sendo preparada calmamente durante toda a tarde. Que iam saindo gradualmente, em apetitosos tabuleiros do forno, enchendo toda a casa com um ambiente irresistível.
Era um programa único que durava toda uma tarde e que me deixava a babar perante aquele carinho com que as coisas eram feitas. Além, claro, de me permitir lambuzar-me a rapar as varetas da batedeira até à última gota.
Para hoje, vou fazer umas fabulosas bolachas do fantástico blog Cooking Classy. E só vou precisar de farinha, canela, bicarbonato de sódio, fermento, manteiga sem sal, açúcar mascavado, açúcar granulado, ovos, extracto de baunilha, flocos de aveia, passas, sal e nozes picadas. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Comece por juntar numa taça a farinha com a canela, o bicarbonato de sódio, o fermento e o sal. Noutra taça, bata a manteiga com os açúcares. Acrescente os ovos, um a um, enquanto continua a bater, e finalmente o extracto de baunilha. Misture os ingredientes secos aos ovos e finalmente os flocos de aveia, as nozes e as passas.
Separe a massa em discos com cerca de 4 centímetros colocados em cima de um tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal. E leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante 12 a 15 minutos.
Depois é só aproveitar aquele cheiro divinal e devorar as bolachas, uma a uma. É ou não é uma maravilha?
Um óptimo domingo para si onde quer que as bolachas estejam,
Ele
receita e foto: cooking classy