bolachas de banana deliciosas e saudáveis com apenas dois ingredientes

    A Família Mistério passou o final da tarde de domingo a fazer as bolachas preferidas do nosso filho mais novo. Ele adora bananas e, desde que descobrimos esta incrível receita do blog ambitious kitchen, está sempre a pedir-nos para fazermos estas bolachas para o pequeno-almoço. Com apenas dois ingredientes (pode sempre acrescentar mais alguns), demora apenas 15 minutos a fazer. A melhor notícia de todas? Cada bolacha tem 60 calorias.

    1-IMG_0726.jpg

     

    Ingredientes 

    Para 16 bolachas

    • 2 bananas grandes esmagadas
    • 2 chávenas de flocos de aveia sem glúten

    Pode acrescentar se quiser:

    • Extrato de baunilha
    • Chips de chocolate
    • Chips de manteiga de amendoim
    • Passas
    • Nozes, amêndoas ou pecans picadas
    • Flocos de coco
    • Chips de cacau

     

    Pré-aqueça o forno a 180º C. Coloque os flocos de aveia num liquidificador e misture bem até a aveia ficar com a consistência de uma farinha. Numa taça, acrescente a banana esmagada – a ideia é ficar uma massa homogénea e macia. Depois, se quiser, adicione 1/2 chávena de um dos ingredientes extra a seu gosto. Nós usámos chips de chocolate e amêndoas picadas (e ficaram uma delícia!). Coloque a massa num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal com a ajuda de uma colher de sopa. Esmague ligeiramente com uma espátula de borracha. Deixe no forno durante 9 a 12 minutos ou até as bolachas estarem prontas. Retire-as do forno e deixe arrefecer. Estas bolachas duram vários dias se forem guardadas num recipiente bem fechado.

     

    Um ótimo pequeno-almoço e uma ainda melhor semana,

    Ela

     

    receita e foto: ambitious kitchen

    25 thoughts on “bolachas de banana deliciosas e saudáveis com apenas dois ingredientes

    1. Voltei. Como prometi, venho dar feedback destas bolachas. Ficaram tão bonitas, mas acima de tudo saborosas. Dupliquei a receita. Adicionei pepitas de chocolate negro e de manteiga de amendoim. Esqueci-me de adicionar amêndoa. Tinha, mas esqueci-me. Não achei que tivesse feito falta, mas da próxima vez experimento. Cozeram em 10 minutos, mas deixei-as ficar no forno, já apagado, para secarem mais um bocadinho. Um vício! Fiz algumas em forma de barrita e já está decidido que vão fazer parte das lancheiras dos miúdos cá de casa. Já ando a pensar em outras combinações.
      Obrigada

      Patrícia

    2. Olá, a ideia parece me óptima, só tenho uma questão: o tamanho da chávena? Chávena de chá? Alguém me sabe dizer mais ou menos quantas gramas? Obrigada =)

    3. Era suposto ficarem moles?
      É que as minhas ficaram…

      Como extras coloquei:
      Chocolate em pó;
      Extracto de baunilha;
      Açúcar.

      Não ficaram propriamente boas… 🙁

    4. Olá AB,
      Antes de mais as nossas desculpas pela demora na resposta, mas estivemos desterrados 😉
      Que chatice! Não era nada suposto ficarem moles! Será que pôs a quantidade certa de flocos de aveia (duas chávenas de aveia equivalem a 180 gramas)? Se a quantidade estiver certa, experimente deixar mais tempo no forno, até ficarem bem cozidas. Às vezes os fornos têm diferenças de funcionamento.
      Depois diga-nos se correu melhor.

      Boa sorte,
      Ela

    5. A chávena que usei era de de chá. Mas se calhar o tamanho não é o indicado.
      Agora que mencionaram o peso em gramas, já vou poder fazer com mais rigor numa próxima vez.

      Ou seja, uma só vez 180gr, correcto? Ou são duas de 180gr?

      Obrigado pela vossa atenção!

    6. São 180 gramas no total. A medida chávenas é muito usada nos Estados Unidos e varia de ingrediente para ingrediente. Há vários conversores online. Tem aqui um para o caso de lhe ser útil.

      Obrigada e boa sorte ;),
      Ela

    7. Estas bolachas são ótimas! Já experimentei com bocadinhos chocolate e com côco e ficaram deliciosas sobretudo as de côco.
      Adorei! Adoro as vossas sugestões
      Parabéns Ela e Ele!

    8. As minhas bolachas ficaram muito amaçarocadas, não sei se ficam assim. A quantidade de aveia é em “cup”? Dá 80 gramas por cada, e quanto às bananas poderia indicar também em gramas? Não me dou bem sem essas indicações 🙂
      Obrigado

    9. Olá Isabel,
      As bolachas ficam assim com as da fotografia. A quantidade de aveia é em “cup” sim, ou seja, cerca de 90 g. Por isso, nesta receita precisa de 180 g de aveia e de duas bananas grandes (por acaso agora não tenho aqui nenhuma, por isso, não consigo confirmar-lhe o peso!)
      Boas receitas,
      Ela

    10. Olá, Ana
      Desculpe só responder agora mas são tantas as mensagens que às vezes deixamos passar uma ou outra. Acredito que sim, deve funcionar! Experimente e depois conte-nos como correu!
      Um beijinho,
      Ela

    11. Boa noite,

      Estas bolachas só dão para fazer com banana? É que eu gosto mas o meu namorado não e eu gostava de fazer para ele…

      Já agora, essas bolachinhas parecem deliciosas :p

    12. As minhas ficaram moles, mas para a proxima deixo mais um bocadinho no forno. Só que quase nunca uso o forno e acho que cometi um erro de novato: pus a mistura diretamente sobre o papel vegetal, sem gordura nenhuma. O resultado foram bolachas com o papel vegetal agarrado por baixo…

    13. Boa noite, experimentei hoje a vossa receita das bolachas de banana e aveia. São saborosas mas ficaram um pouco moles, tipo borracha 😁 penso que faria mal as dosagens… Seria possível darem-me alguma ideia do que possa fazer para saírem mais estaladiças? Obrigado e continuem o bom trabalho

    14. Boa tarde, desculpe só respondermos agora mas o volume de mensagens é enorme. Estamos a trabalhar para melhorar e podermos responder em tempo útil. Quanto à sua dúvida, se fez tudo como diz a receita, o “problema” pode estar relacionado com o seu forno. Às vezes, uns são mais potente dos que os outros e é preciso encontrar o equilíbrio perfeito entre a temperatura e o tempo de cozedura. Espero que o encontre e que para a próxima as bolachas sejam mais estaladiças. Boas receitas 🙂

    15. I am watching your blog. You have done nice recipes – simple but easy to do and nice. Well done. I will try these banana biscuits . Pam

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *