bolachas integrais só com um ingrediente: a receita mais minimalista do universo

    Cada vez que vejo uma receita só com um ingrediente, os meus cabelos alouram quase tão rapidamente como os do Jorge Jesus em dia de cabeleireiro – é uma felicidade intergaláctica! Mas como as receitas deliciosas só com um ingrediente não são tão frequentes como eu gostaria, infelizmente mantenho o meu cabelo grisalho intocável. Ou mantinha. Até hoje.

    Ao abrir aquele que é, para mim, um dos melhores livros de culinária alguma vez produzidos (Genius Recipes, do blog Food52 e disponível aqui), encontrei esta fabulosa receita de bolachas integrais só com um ingrediente. A inigualável receita é do chef americano Dan Barber e não leva nada além de um cereal integral e um pouco de flor de sal. Não há cá manteiga, não há cá óleo, não há cá farinha, não há cá nada que se interponha entre o meu abdómen e a minha balança. Se quer falar de uma receita simples e light, está à hora certa no blog certo.

    A versão que eu experimentei foi preparada pelo blog Hayden Flour Mills e é uma verdadeira homenagem à genialidade simples – ou à simplicidade genial, como preferir. O autor usou freekeh, uma espécie de trigo verde super saudável e que está muito na moda nos Estados Unidos. Mas pode colocar farro, espelta ou qualquer cereal integral.

    transferir.jpeg

     

    Ponha a espelta numa panela e cubra com 5 centímetros de água. Leve ao lume. Assim que levantar fervura, reduza o lume para o mínimo e deixe ferver até ficar muito macio, quase em papa – cerca de 40 a 50 minutos. Se a papa estiver muito seca, ponha mais duas ou três colheres de sopa de água.

    Assim que estiver pronto, retire do lume enquanto aquece o forno a 150º C. Pincele um tabuleiro anti-aderente de ir ao forno com um pouco de azeite. Coloque a papa no centro do tabuleiro. Depois pincele uma folha de papel vegetal com mais azeite e coloque-a, com a gordura para baixo, por cima da papa. Passe com um rolo da massa sobre o papel vegetal até a papa ficar com a altura de uma moeda. Retire o papel vegetal com cuidado, de forma a não vir a papa agarrada, espalhe a flor de sal por cima e leve ao forno durante duas horas. 

    Primeiro a papa vai borbulhar, depois ficará seca e estaladiça. Assim que vir que ela se parte, em vez de dobrar, retire do forno, deixe arrefecer e finalmente parta em pequenas bolachas antes de servir. Com um pouco de humus ou de guacamole, dá um delicioso e hiper-light aperitivo.

     

    Um óptimo fim-de-semana para si onde quer que as receitas simples estejam,

    Ele

     

    receita: dan barber; foto: hayden flour mills

     

    3 comentários em “bolachas integrais só com um ingrediente: a receita mais minimalista do universo

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *