Se não gosta de queijo, então este post infelizmente não é para si. Mas quem é que não gosta de queijo, meu Deus? Eu conheço uma (única) pessoa que não gosta, mas no fundo essa pessoa não gosta de comer. Por ela, era alimentada a soro, porque acha um frete comer. Escusado será dizer que essa pessoa e eu temos muito pouco em comum… Como é que é possível?! Agora, para quem, como eu adora queijo, esta receita, da donna hay, vai fazer crescer água na boca. E agora perguntam-me as queridíssimas leitoras e os queridíssimos leitores: o que raio é “dukkah”? É uma mistura de sementes e frutos secos tostados e moídos, de origem egípcia, usada como condimento em todo o Médio Oriente. E o sabor faz toda a diferença.
Ingredientes
Para 16 bolinhas
- 240 g de queijo de cabra macio
- 250 g de queijo creme
- 1 colher de chá de casca de limão ralada
- 1 colher de chá de flor de sal
- 100 g de dukkah (ver nota)
- Azeite extra-virgem
- Tostas crocantes para servir
- 1 chávena de pistácios (podem ser amêndoas, avelãs, nozes, etc.)
- 1/2 chávena de sementes de sésamo
- 1/2 chávena de sementes de coentros
- 1/4 de chávena de sementes de cominho
- 1 colher de chá de flor de sal
- Pimenta moída
Toste (no forno ou na frigideira, como preferir) primeiro os frutos secos e depois junte as sementes. Deixe arrefecer. Moa todos os ingredientes num liquidificador até ficar uma mistura bem picada e crocante (uma espécie de pó grosso), mas não misture demais senão torna-se uma pasta. Guarde num recipiente bem fechado no frigorífico. É um ótimo condimento para outras receitas.
É um excelente aperitivo ou mesmo uma entrada para um jantar. Além de original, pode surpreender os seus convidados com a expressão “dukkah” como se fizesse parte do seu dia a dia. Vai parecer super internacional (ou pelo menos super Médio Oriental!)
Uma ótima quarta-feira para si (já faltou mais para o fim-de-semana!),
Ela
receitas e fotos: donna hay e the kitchn