Ele fala-me de hambúrgueres com jatos de queijo a espalharem-se pelo céu, eu dou-lhe bolos sem farinha. Eu sei, sou persistente. E não vou desistir. De vez em quando, até posso cair em tentação. Mas não desisto. Hei-de morrer magra e feliz. Ainda não descobri bem como, mas vou conseguir. Serei certamente a mais magra do cemitério!
E hoje tenho o primeiro passo para dar: um maravilhoso bolo de cenoura e amêndoa – coisa que é capaz de me fazer correr uma nano-maratona só para a poder comer. Mas esta receita do The New York Times ainda tem outra enorme vantagem: em vez da calórica farinha, leva a saudável cenoura finamente ralada. Ok, também leva um bocadinho de açúcar – ou dois bocadinhos… Mas ninguém é perfeito: nem um simples bolo.
Para se redimir dos atentados calóricos que tem feito nos últimos dias, o meu querido e amado Marido Mistério vai ter de me cozinhar este bolo com todo o amor e carinho. E só vai precisar de amêndoas torradas sem sal, açúcar mascavado, fermento, sal, canela em pó, noz-moscada em pó, raspas de limão, ovos, açúcar biológico, extrato de baunilha e cenouras raladas fininhas. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Pré-aqueça o forno a 180º C. Pincele com azeite ou óleo vegetal uma forma com o fundo amovível. Forre a forma com papel vegetal e pincele também o papel vegetal. Triture as amêndoas juntamente com o açúcar mascavado. Quando ficar com uma espécie de farinha fininha, junte a canela, o fermento, o sal, a noz-moscada e as raspas de limão e misture bem.
Numa taça à parte, bata os ovos com uma batedeira. Depois junte o açúcar branco biológico. Assim que tiver um creme, acrescente a baunilha e, a seguir, a farinha de amêndoa e as cenouras raladas, aos poucos, em três vezes. À medida que for acrescentando, vá envolvendo tudo muito bem.
Mais alguma coisa? Nem por isso. Agora, só é preciso deitar a mistura para a forma e levar ao forno durante cerca de uma hora. Até ao Natal só como bolos destes. Depois, sim, posso cair nos braços das rabanadas. E das nuvens. E dos sonhos. Oh, desgraça a minha!
Vivam os bolos sem farinha!
Ela
receita e foto: the new york times
Olá! Na receita original não encontro nos ingredientes a farinha de almendoa, nem na descrição da receita. Podem me ajudar? Já agora, adoro o vosso blog e e as receitas. Até agora, todas as que experimentei são excelentes! Parabéns também pelo prêmio recebido recentemente.
Muito obrigado pelas suas amáveis palavras. A farinha de amêndoa é feita no início da preparação, triturando 225 de amêndoas tostadas até ficarem muito fininhas, tipo farinha. Esperamos que goste 😉
Obrigado,
Ela
Não consigo ver as quantidades da receita porque não consigo abrir a pagina original 🙁
Podem escreve-las aqui? Estou mortinha por experimentar este bolo!
Olá Sara! Seguem aqui as quantidades dos ingredientes da receita original: 1 chávena e ½ chávena de amêndoas tostadas sem sal; ¼ chávena de açúcar mascavado; 1 ½ colher de chá de fermento em pó; ⅛ colher de chá de sal; 1 colher de chá de canela; ½ colher de chá de noz moscada moída; 1 raspa de limão; 4 ovos; 1/3 chávena de açúcar branco orgânico; 1 c de chá de extrato de baunilha; 2 chávenas de cenoura ralada (cerca de 300 grs). Diga-nos depois como ficou! Boa receita! 🙂