bolo de chocolate belga sem glúten, uma receita tão fácil quanto irresistível

    Este bolo de chocolate sem farinha é ideal para quem está a seguir uma dieta sem glúten. E sobretudo para quem adora chocolate como eu. A receita é do blog The View From Great Island e é muito fácil de fazer. O melhor de tudo é que pode servir de base a uma série de toppings que pode acrescentar, desde frutos vermelhos a chantilly. Aqui, a sua imaginação e a sua gula são o limite.

    Só precisa de ter em casa uma forma de tarte com base amovível, um bom chocolate belga preto cortado em pequenos pedaços, manteiga sem sal, açúcar, farinha de amêndoa, extrato de amêndoa, ovos e açúcar de confeiteiro para decorar.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 10 pessoas, espreite aqui a receita original.

    flourless-chocolate-cake-9450-January-18-2018-2.jpg

     

    Pré-aqueça o forno a 160º C. Unte uma forma para tarte com base amovível.

    Junte a manteiga e o chocolate numa taça e leve ao micro-ondas, na potência máxima, durante 1 minuto. Mexa e volte a colocar no micro-ondas durante mais 30 segundos, e mexa novamente. Se não estiver completamente derretido, volte a levar o micro-ondas, confirmando a cada 15 segundos. E mexa até o chocolate derreter completamente.

    Junte o açúcar, o extrato e a farinha de amêndoa ao chocolate. Depois acrescente os ovos e misture tudo muito bem. Tape e reserve à temperatura ambiente durante 30 minutos. A massa vai engrossar enquanto estiver a assentar.

    Transfira para a forma untada e alise o topo da massa com uma espátula.

    Leve ao forno durante 50 a 60 minutos, até ficar firme ou o topo começar a abrir fendas. Deixe arrefecer antes de retirar o bolo da forma.

    Decore com açúcar de confeiteiro ou com o que lhe apetecer: se eu pudesse, punha chantilly e frutos vermelhos mas, infelizmente, a minha nutricionista internava-me compulsivamente…

     

    Um ótimo fim de semana,

    Ela

     

    receita e foto: the view from great island

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *