Não leva farinha nem açúcar, e é delicioso e saudável. Este bolo de chocolate com farinha de amêndoa não tem glúten porque, em vez da farinha normal, leva farinha de amêndoa que é basicamente amêndoa triturada. E em vez de açúcar, leva xarope de ácer.
Por isso, além de não ter glúten, este bolo de chocolate, que descobri no blog Detoxinista, é permitido pela dieta paleolítica. São razões mais do que suficientes para pedir ao meu querido Marido Mistério para ir vestir o avental, porque eu já comprei os ingredientes: farinha de amêndoa, cacau em pó, fermento, sal, xarope de ácer, 4 ovos grandes, extrato de baunilha e azeite.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais, pré-aqueça o forno a 180º C e unte uma forma de bolo com azeite. A seguir, pressione uma folha de papel vegetal contra o fundo e os lados da forma para facilitar a remoção do bolo no fim. O azeite vai ajudar a fixar o papel vegetal no fundo da forma.
Entretanto, misture numa taça grande a farinha de amêndoa, o cacau em pó, o fermento, o sal, o xarope de ácer, os ovos, o extrato de baunilha e o azeite. Bata tudo muito bem com uma vareta até obter uma massa cremosa, sem grumos.
Depois, transfira a massa para a forma que preparou e leve ao forno pré-aquecido durante 35 a 38 minutos.
Mas comece a controlar o bolo 5 minutos antes, porque o tempo varia consoante os fornos.
Deixe o bolo de chocolate com farinha de amêndoa arrefecer antes de colocar a cobertura. Se quiser, pode dividir o bolo ao meio e rechear também com a cobertura, criando assim duas camadas.
Para fazer a cobertura de chocolate, tem aqui a receita ideal.
Se tiver preguiça de ir ver, derreta uma tablete de chocolate no micro-ondas ou em banho-maria e já está.
Um ótimo fim de semana,
Ela