Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casal Mistério

Casal Mistério

bolo de chocolate cremoso sem farinha para um jantar sem glúten

15.12.18

Já contei aqui no blog que uma dieta sem glúten, além de ser uma necessidade essencial para os celíacos, é uma ótima aliada para emagrecermos. Tenho uma amiga que, só por ter cortado no glúten, emagreceu de uma forma que me chega a enervar só de me lembrar. A inveja é um sentimento muito triste, não é? Ainda, por cima, nesta época de paz, amor e em que todos somos tão bonzinhos uns para os outros. Eu sei, não devia ter este tipo de sentimentos, mas a verdade é que morro de inveja de pessoas com força de vontade. A minha está ao nível das temperaturas da Sibéria por esta altura. Mas enfim, não custa voltar a tentar. Esta receita do blog Baker By Nature não tem glúten, é facílima e absolutamente divinal.

Só precisa de manteiga sem sal, chocolate semi-amargo cortado em pedaços, 6 ovos, extrato de baunilha, cacau em pó, sal e açúcar. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

IMG_3603-5-2.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte uma forma de bolo e reserve. Misture a manteiga com o chocolate numa panela pequena em lume médio-baixo. Vá mexendo, sempre que possível até ambos derreterem completamente. Misture bem até obter um creme macio, retire do lume e ponha de lado.

Separe 4 dos 6 ovos, colocando as claras e as gemas em taças diferentes. Na taça com as gemas, junte o extrato de baunilha, o cacau em pó, o sal, os ovos que sobraram e metade do açúcar. Mexa bem. Agora junte lentamente a mistura arrefecida do chocolate com a manteiga. Mexa bem e reserve.

Bata as claras em castelo, acrescentando gradualmente o resto do açúcar. Agora envolva as claras na mistura de chocolate, mexendo até obter uma massa homogénea. Transfira a massa para a forma que preparou e alise o topo com uma espátula.

Leve ao forno até o topo começar a rachar ligeiramente e o interior deixar de se mover, durante 35 a 40 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer antes de cortar em fatias e servir. Atenção: não se deixe levar pela gula, tem mesmo de esperar que arrefeça!

Decore com cacau em pó, açúcar de confeiteiro ou frutos vermelhos, ou se puder, desgrace-se com uma colher de chantilly por cima.

 

Feliz Natal,

Ela

 

receita e foto: baker by nature

 

2 comentários

Comentar post