Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

bolo de chocolate cremoso sem farinha para um natal sem glúten

Já contei aqui no blog que uma dieta sem glúten, além de ser uma necessidade essencial para os celíacos, é uma ótima aliada para emagrecermos. Tenho uma amiga que, só por ter cortado no glúten, emagreceu de uma forma que me chega a enervar só de me lembrar. A inveja é um sentimento muito triste, não é? Ainda, por cima, nesta época de paz, amor e em que todos somos tão bonzinhos uns para os outros. Eu sei, não devia ter este tipo de sentimentos, mas a verdade é que morro de inveja de pessoas com força de vontade. A minha está ao nível das temperaturas da Sibéria por esta altura. Mas enfim, não custa voltar a tentar. Esta receita do blog Baker By Nature não tem glúten, é facílima e absolutamente divinal.

Só precisa de manteiga sem sal, chocolate semi-amargo cortado em pedaços, 6 ovos, extrato de baunilha, cacau em pó, sal e açúcar. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

IMG_3603-5-2.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte uma forma de bolo e reserve. Misture a manteiga com o chocolate numa panela pequena em lume médio-baixo. Vá mexendo, sempre que possível até ambos derreterem completamente. Misture bem até obter um creme macio, retire do lume e ponha de lado.

Separe 4 dos 6 ovos, colocando as claras e as gemas em taças diferentes. Na taça com as gemas, junte o extrato de baunilha, o cacau em pó, o sal, os ovos que sobraram e metade do açúcar. Mexa bem. Agora junte lentamente a mistura arrefecida do chocolate com a manteiga. Mexa bem e reserve.

Bata as claras em castelo, acrescentando gradualmente o resto do açúcar. Agora envolva as claras na mistura de chocolate, mexendo até obter uma massa homogénea. Transfira a massa para a forma que preparou e alise o topo com uma espátula.

Leve ao forno até o topo começar a rachar ligeiramente e o interior deixar de se mover, durante 35 a 40 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer antes de cortar em fatias e servir. Atenção: não se deixe levar pela gula, tem mesmo de esperar que arrefeça!

Decore com cacau em pó, açúcar de confeiteiro ou frutos vermelhos, ou se puder, desgrace-se com uma colher de chantilly por cima.

 

Feliz Natal,

Ela

 

receita e foto: baker by nature