Este é o meu segredo para reagir a um dia de mau tempo. Assim que a chuva começa lá fora, o forno acende-se cá em casa. É o meu lema mistério. Não há nada melhor do que um bolo de chocolate acabadinho de sair do forno enquanto vemos a chuva à janela. Por isso, hoje vou fazer esta divinal receita da revista Delicious Magazine. É um dois em um: bolo de chocolate húmido e fofinho por baixo, mousse cremosa e aveludada por cima.
Para o bolo, vou precisar de chocolate preto, farinha, cacau em pó, açúcar, fermento, bicarbonato de sódio, flor de sal, óleo de girassol, um ovo e leite. Já para a mousse, preciso de mais chocolate preto partido em pedaços, chocolate de leite, ovos e natas para bater. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, então consulte a receita original aqui.
Preparação
Antes de mais nada, comece por fazer o bolo. Derreta o chocolate preto em banho-maria e deixe arrefecer ligeiramente. Enquanto isso, misture, numa taça grande, a farinha com o cacau, o açúcar, o fermento, o bicarbonato de sódio e a flor de sal. Noutra taça, bata o óleo de girassol com o ovo e, em seguida, misture o leite. Finalmente, envolva esta mistura com a da farinha até ficar com uma massa. Deite por cima 80 ml de água acabada de ferver e misture mais um pouco.
Espalhe esta massa para uma forma redonda de 23 cm, com o fundo amovível, previamente untada e forrada com papel vegetal. Leve ao forno, pré-aquecido a 160º C, durante 16 a 18 minutos, até o bolo se aguentar mas ainda estiver ligeiramente húmido no centro. Deixe arrefecer enquanto prepara a mousse.
Derreta os dois chocolates em banho-maria e deixe arrefecer até ficarem apenas levemente mornos. Ao mesmo tempo, bata as claras em castelo e, noutra taça, as natas até ficarem quase com a consistência de chantilly. Logo depois, e sem perder tempo, misture as gemas com o chocolate derretido seguidas das natas batidas e das claras em castelo (use uma espátula e não mexa demais para não perderem volume). Espalhe finalmente a mousse por cima do bolo de chocolate, ainda dentro da forma, e leve ao frigorífico de um dia para o outro.
Assim que a mousse se aguentar, retire da forma e sirva. Afinal, não é todos os dias que temos um bolo destes em casa.
Um óptimo bolo de chocolate para si onde quer que a mousse esteja,
Ele