bolo de chocolate sem farinha com apenas 5 ingredientes

    Há duas coisas fundamentais na minha vida. Em primeiro lugar, a Família Mistério, claro. Em segundo lugar, o chocolate. É verdade que o chocolate não resolve os seus problemas, mas uma maçã também não. E a verdade é que a minha dieta equilibrada, é andar sempre com um chocolate em cada mão. É por isso que já estou com a minha despensa cheia para poder testar todas as receitas de bolos de chocolate para o Natal. E confesso que este bolo de chocolate sem farinha saltou directamente para o topo da lista.

    A receita é da fabulosa revista Delicious Magazine e só leva cinco ingredientes: chocolate partido em pedaços (pode usar uma mistura de preto e de leite, mas eu vou usar só chocolate preto), manteiga sem sal, açúcar fino, ovos e cremor tártaro. Também pode adicionar uma colher de chá de extracto de baunilha, no entanto eu passo. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, então consulte a receita original aqui.

    Preparação

    Antes de mais nada, derreta o chocolate com a manteiga. Misture em seguida o açúcar e deixe arrefecer ligeiramente. Finalmente, bata as gemas com o chocolate derretido com a ajuda de uma colher de pau. Se usar o extracto de baunilha, adicione-o agora.

    Noutra taça, bata as claras em castelo com o cremor tártaro. Assim que estiverem firmes, acrescente o resto do açúcar, uma colher de sopa de cada vez.

    Para juntar tudo, misture uma colher de sopa das claras no chocolate derretido. Em seguida, envolva o resto, com a ajuda de uma espátula, em duas a três vezes. Mas tenha cuidado para não mexer demasiado. Caso contrário, o bolo vai perder volume. Coloque a mistura numa forma de 23 cm com o fundo amovível e previamento forrado com papel vegetal, unte os lados da forma com manteiga. Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante cerca de 40 minutos. Assim que o topo começar a estalar, o bolo está pronto e o recheio ainda cremoso. Sirva este bolo de chocolate sem farinha ainda quente, com uma bola de gelado a acompanhar.

     

    Um óptimo bolo de chocolate para si onde quer que a farinha esteja,

    Ele

     

    receita e foto: delicious magazine

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *