Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

bolo de chocolate sem farinha e só com 4 ingredientes (sim, o fim-de-semana está a chegar!)

24.09.21

Chocolate preto, ovos, azeite e açúcar. Com quatro simples ingredientes se faz o bolo mais leve e cremoso que o planeta já conheceu. Por fora, tem uma capa tão fina como uma crosta de leite creme. Por dentro uma verdadeira almofada de chocolate misturada com pepitas derretidas.

Esta pequena maravilha da natureza é uma receita do site 101Cookbooks e demora um instante a preparar. Tudo o que vai precisar é dos quatro ingredientes descritos acima e de alguns minutos do seu tempo. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

flourless-chocolate-cake-recipe-h1.jpeg

 

Para fazer o bolo, só tem de derreter em banho-maria dois terços do chocolate preto, partido em pedaços. Mal destiver derretido, retire a taça de dentro de água para não aquecer demasiado. Adicione o azeite, enquanto bate e depois o açúcar e uma pitada de sal fino. 

Confirme que a mistura não está quente e só depois misture as gemas e finalmente envolva o resto do chocolate partido em pedaços.

Noutra taça, bata as claras em castelo. Quando começarem a ficar firmes acrescente progressivamente o açúcar sem parar de bater. Envolva um terço das claras em castelo no chocolate até ficar tudo bem ligado e depois o resto com mais cuidado e mexendo o menos possível para as claras não perderem volume.

Coloque a massa numa forma redonda de 20 cm, pincelada com azeite e forrada com papel vegetal. Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante cerca de 40 minutos, até o bolo ficar cozido por fora e molhadinho por dentro e os pedaços de chocolate derretidos por dentro.

Deixe arrefecer durante 15 minutos, antes de desenformar e servir com um pouco de açúcar de confeiteiro espalhado por cima e natas batidas a acompanhar. 

 

Um óptimo bolo de chocolate para si onde quer que a farinha esteja,

Ele

 

receita e foto: 101cookbooks