Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

bolo de chocolate sem farinha só com 5 ingredientes e com uma cobertura tipo mousse

A minha querida Mulher Mistério é uma espécie de Nicolás Maduro desta casa. Ela não admite mas já foi destituída de "Presidenta". A sua ditadura dietética caiu perante as poderosas manifestações que ocorreram pelos corredores desta pobre Mansão Mistério. Voltou a liberdade a esta casa. E eu estou em condições de me auto-proclamar Presidente interino.

Como primeira medida institucional, decidi fazer para hoje este faustoso bolo de chocolate do site Food52. Leva açúcar? Leva! Engorda? Engorda! Mas, como acto simbólico da minha boa fé perante a Presidenta desituída, declaro que este bolo não leva farinha. Pode não ser totalmente light, mas é melhor do que nada.

Tudo o que vou precisar, caros concidadãos em busca da liberdade, é de chocolate semi-amargo picado com uma faca, manteiga sem sal, cacau em pó sem açúcar (não se entusiasme porque já vem aí o açúcar), flor de sal, ovos e açúcar (eu avisei!). Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

96466493-58cc-4918-81f8-337af78f7787--2016-0202_oo

 

Este bolo vai ser cozido no forno em dois momentos. A base ficará mais firme e irá duas vezes ao forno, o topo vai ficar cremoso, quase em mousse, e só irá ao forno durante 10 a 15 minutos. É a mistura destas duas consistências que torna este num bolo divinal.

Comece por derreter o chocolate com a manteiga, numa panela, em lume brando. Assim que estiver bem derretido, misture-lhe o cacau em pó com uma pitada de flor de sal. Numa taça, bata as gemas dos ovos com metade do açúcar até começarem a ficar esbranquiçadas. Noutra taça, bata as claras em castelo. Quando vir que estão firmes, acrescente o resto do açúcar, aos poucos, continuando sempre a bater.

Para acabar de fazer a massa, só tem de envolver o chocolate derretido nas gemas com a ajuda de uma espátula. Finalmente envolva as claras em castelo nesta mistura até não restarem marcas brancas no creme de chocolate. 

Agora separe 500 ml desta massa e guarde-a no frigorífico – é isto que se vai usar para o tal topo cremoso do bolo. Deite o resto da massa para dentro de uma forma, de 23 cm, com o fundo amovível, untada com manteiga e com a base forrada com papel vegetal também untado. Alise e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 25 minutos.

Quando o bolo estiver cozido, retire-o do forno e deixe-o arrefecer em cima do balcão da cozinha (é normal que o centro do bolo possa desinsuflar um pouco). Assim que a forma estiver fria, retire a cinta e espalhe por cima do bolo a massa que colocou de parte, deixando só uma margem livre de cerca de 2 cm nas bordas.  

Leve o bolo ao frigorífico, durante uma hora, antes de o voltar a colocar no forno, pré-aquecido a 200º C, durante 10 a 15 minutos. A ideia é que se forme uma fina película firme no topo deixando o resto da cobertura totalmente cremosa.

Sirva o bolo ainda quente, vai ver que nem o seu Nicolás Maduro aí de casa lhe consegue resistir.

 

Um óptimo bolo de chocolate para si onde quer que a farinha esteja,

Ele

 

receita e foto: food52