Há duas grandes vantagens nos bolos sem farinha: em primeiro lugar, engordam menos; em segundo lugar, engordam menos. Resumindo, engordam menos. Eu sei que posso parecer redundante, mas a minha querida e prezada Mulher Mistério é uma senhora exigente e não me dá abébias. Por isso, vou fazer este divinal bolo de chocolate sem glúten nem farinha para o Natal. Eu sei que tem açúcar, mas não se pode ter tudo. E, afinal de contas, é Natal.
A receita é uma das 70 maravilhosas perdições do nosso último Livro dos 10 Anos do Casal Mistério. E está entre os nossos bolos preferidos de todo o sempre. Se ainda não tiver todos os seus presentes de Natal, então despache-se e corra até à livraria mais próxima de si. E se não lhe apetecer sair de casa com este frio, fique a saber que também ode encomendar online e receber esta bíblia da culinária directamente em sua casa.
Ingredientes
Para 8 pessoas
- 180 g de pepitas de chocolate preto
- 120 g de manteiga
- 150 g de açúcar
- 1⁄4 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 3 ovos grandes
- 60 g de cacau em pó
Para a cobertura de chocolate
- 250 g de pepitas de chocolate preto
- 4 colheres de sopa de manteiga
Preparação
Antes de mais nada, preaqueça o forno a 190 °C e unte e polvilhe uma forma de bolo com cacau em pó. Derreta lentamente as pepitas de chocolate com a manteiga, no micro-ondas, na potência máxima, fazendo intervalos a cada 30 segundos para mexer.
Numa taça grande, misture o açúcar, o sal, a baunilha, os ovos e o cacau em pó. Junte em seguida a mistura de chocolate, mexa bem e coloque a massa na forma de bolo. Leve ao forno durante 25 minutos.
Entretanto, prepare a cobertura de chocolate: derreta as pepitas de chocolate e a manteiga no micro-ondas. Espalhe a cobertura por cima do bolo, logo depois de o deixar arrefecer.
Vai ver a consistência cremosa desta maravilha. Tanto por dentro como por fora.
Um óptimo bolo de chocolate para si onde quer que o glúten esteja,
Ele