Hoje é o último dia antes do resto da minha vida. Por isso, vou aproveitar todos os minutos destas vinte e quatro horas antes de regressar à minha eterna dieta. Não sou ingénua. Não valia a pena recomeçar a minha dieta a um sábado. Mais vale esperar por amanhã e, até lá, tenho de limpar os restos do Natal e do Fim do Ano do frigorífico e da despensa. E já agora, vou pedir ao meu querido Marido Mistério para fazer esta tentação do blog Cupful of Kale para passarmos o dia mais reconfortados. Não é propriamente light mas ao menos é vegan. Não se pode ter tudo, não é verdade?
Só precisa de ter em casa farinha, fermento, cacau em pó, açúcar, óleo de grainha de uva (ou outro óleo vegetal que tenha na despensa), leite de amêndoa, extrato de baunilha e pepitas de chocolate vegan. Para a cobertura, precisa de manteiga vegan, cacau em pó, açúcar de confeiteiro e leite de amêndoa.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.
Pré-aqueça o forno a 160º C. Unte uma forma de bolo retangular.
Peneire a farinha, o fermento e o cacau em pó para uma taça grande. Junte o açúcar e misture com uma colher de pau.
Coloque o óleo vegetal e o leite de amêndoa num jarro juntamente com o extrato de baunilha. Mexa bem antes de os juntar aos ingredientes secos.
Misture bem até obter uma massa homogénea. Adicione as pepitas de chocolate e mexa novamente.
Transfira a massa para a forma que untou e bata ligeiramente a forma na bancada para ajeitar a massa.
Leve ao forno durante 50 a 55 minutos ou até conseguir retirar um palito limpo do centro do bolo.
Enquanto o bolo está no forno, faça a cobertura. Misture os ingredientes secos e junte todos os ingredientes da cobertura numa taça. Misture até obter um creme macio. Leve ao frigorífico até o bolo ficar pronto.
Retire o bolo do forno, deixe arrefecer e depois espalhe a cobertura por cima do bolo com a ajuda das costas de uma colher. Rale chocolate preto por cima e… sirva!
Um ótimo domingo,
Ela
receita e foto: cupful of kale