Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

bolo de clementina, uma receita irresistível para o seu fim de semana

22.01.22

O meu querido Marido Mistério é obcecado por clementinas. Come em média 4 a 5 por dia. Além de adorar o sabor, diz que tem muitas vitaminas e que o protege de todos os vírus, alergias e constipações desta época. Por isso, cá em casa há sempre uma reserva de clementinas para proteger o frágil sistema imunitário do patriarca da Mansão Mistério. Quando descobri esta espetacular receita do blog Cravings Journal, fui logo pedir-lhe para fazer este fim de semana. Em nome da saúde e bem-estar do meu querido Marido Mistério. Porque a saúde vem sempre primeiro. Não concorda?

Para fazer esta maravilha, vai precisar de manteiga sem sal à temperatura ambiente, sal, raspas de clementina ou de tangerina, óleo de canola ou outro óleo vegetal à sua escolha, açúcar granulado, ovos, mel, leite (à sua escolha), sumo de clementina ou de tangerina, fermento e farinha. Vai precisar ainda de manteiga sem sal derretida, e para a cobertura, tenha à mão açúcar de confeiteiro e sumo de clementina ou de tangerina.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para um bolo com cerca de 10 fatias, espreite aqui a receita original.

clementine-cake-3.jpg

 

Comece por bater (à mão ou com a batedeira) a manteiga com o açúcar, o sal, as raspas e o óleo de canola até ficar com uma cor mais clara. Junte os ovos e bata novamente. Acrescente o mel e volte a misturar.

A seguir, adicione o leite e o sumo. Misture novamente.

Junte a farinha e o fermento e bata outra vez.

Forre uma forma retangular com uma folha de papel vegetal. Corte o papel para ficar do tamanho da forma e cole-o com o óleo de canola.

Transfira a massa que preparou para a forma.

Faça um golpe longitudinal, com a ajuda de uma faca, ao longo do topo da massa e coloque aí a manteiga sem sal derretida.

Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 45 minutos a uma hora.

Ao fim de meia-hora, espreite o bolo porque pode ficar dourado rapidamente. Nesse caso, tape-o com uma folha de papel de alumínio para o calor se concentrar no fundo.

Enquanto isso, prepare a cobertura: misture o açúcar de confeiteiro com o sumo e pincele o topo do bolo com a cobertura mal o retirar do forno.

Deixe arrefecer totalmente antes de o retirar da forma.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: cravings journal