Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

bolo de limão com molho de maracujá para ajudar a acalmar os nervos durante a final da eurovisão

14.05.22

Confesso: nunca fui espetadora da Eurovisão. Lembro-me de vibrar em criança com as votações do festival da canção apresentado pelo mítico Eládio Clímaco e os seus blazers com chumaços, da Dora, da Dina, do Armando Gama e pouco mais. Só voltei a ligar ao fenómeno quando o Salvador Sobral cantou aquela música incrível e estupidamente romântica. “Amar pelos Dois” era inesperadamente linda e perfeita. Foi um orgulho nacional. Uma unanimidade.

Desde aí, houve claramente um upgrade na seleção das músicas no nosso festival, até chegarmos a Maro e à sua “Saudade, saudade”. Além da música ser inegavelmente bonita, sobretudo quando entram as vozes do coro, o grupo de miúdas que vai subir ao palco hoje à noite tem uma energia tão boa e transmite uma alegria tão incrível que merece todo este reconhecimento. Para mim, já ganharam. E, pela primeira vez na vida, vou passar um sábado à noite a ver a final da Eurovisão. (Sim, não vi a do Salvador Sobral, não me julguem).

E nada como um bolinho para acalmar os nervos.

Esta receita da Donna Hay é perfeita para hoje. Só precisamos de manteiga sem sal, açúcar, ovos, natas azedas, sumo e raspas de limão, farinha com fermento e fermento. Para o molho de maracujá, precisamos de açúcar, água e polpa de maracujá.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 a 10 pessoas, espreite aqui a receita original.

lemon_cake_with_passionfruit_syrup.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C.

Coloque a manteiga e o açúcar na taça da sua batedeira e bata durante 5 a 6 minutos ou até obter uma massa leve e cremosa. Junte os ovos e bata novamente.

Adicione as natas azedas, o sumo e as raspas de limão, a farinha e o fermento e misture novamente.

Transfira a massa para uma forma de bolo com cerca de 22 cm de diâmetro forrada com uma folha de papel vegetal.

Leve ao forno durante 40 minutos ou até conseguir retirar um palito seco do interior do bolo.

Enquanto isso, faça o molho de maracujá: junte o açúcar, a água e a polpa de maracujá numa panela. Deixe cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando, até o açúcar se dissolver. Aumente para lume médio e deixe ferver durante 4 a 5 minutos até o molho engrossar ligeiramente.   

Deixe o bolo arrefecer na forma durante 5 minutos antes de o retirar para um prato.

Despeje metade do molho quente por cima do bolo e deixe assentar durante 5 minutos. Espalhe o resto do molho de maracujá mesmo antes de servir.

 

Um ótimo fim de semana e boa sorte para a Maro,

Ela

 

receita e foto: donna hay