Há quem tenha força de vontade. Há quem resista a sobremesas. E depois há pessoas normais, como eu, que veem um bolo macio e quentinho a sair do forno e já estão a imaginar como é que o vão esconder do resto da família. E a receita de hoje é exatamente esse tipo de tentação: um bolo de limão ultra-húmido, com um cremoso recheio de queijo creme que só me faz perguntar porque é que ainda não estou a fazer outro. Ainda por cima, esta receita do blog I am Baker prepara-se em 15 minutos. De resto, é o tempo que fica no forno.
Assim, para fazer este delicioso bolo de limão precisamos de comprar os seguintes ingredientes: ovos, açúcar, natas azedas, raspas e sumo de limão, extrato de limão, óleo vegetal, farinha, fermento e sal para o bolo de limão propriamente dito. Depois, precisamos ainda de queijo creme e açúcar de confeiteiro.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais, comece por pré-aquecer o forno a 175° C e unte uma forma de bolo inglês (daquelas retangulares) com spray antiaderente ou, se for um velho do Restelo como o meu querido Marido Mistério, com manteiga e farinha.
Agora, pegue na batedeira e misture os ovos grandes à temperatura ambiente com o açúcar, as natas azedas, as raspas de 2 limões, 1 colher de sopa de sumo de limão e 2 colheres de chá de extrato de limão. Comece na velocidade mais baixa e depois aumente até à velocidade média-alta. Bata tudo até ficar cremoso. Depois, junte lentamente o óleo vegetal (porque, lá está, não queremos que este bolo seja demasiado light).
Entretanto, numa taça à parte, misture a farinha, o fermento e o sal.
Agora, adicione os ingredientes secos aos líquidos e misture só até incorporar – se vir uns grumos, ignore e seja feliz. A seguir, reserve enquanto prepara a mistura do queijo creme.
O toque mágico
Numa taça à parte, bata o queijo creme até ficar macio e junte o açúcar de confeiteiro. E agora monte o bolo: comece por deitar metade da massa na forma. Depois, coloque por cima metade do creme de queijo. A seguir, com a ajuda de uma faca, faça uns redemoinhos artísticos (ou pelo menos tente). Depois, cubra com o resto da massa e finalize com o que sobra do creme de queijo. Finalmente, faça mais uns redemoinhos, porque o objetivo é que este bolo pareça uma obra de arte.
Agora, leve ao forno durante 75 a 80 minutos mas tenha atenção: aos 45 minutos, espreite e, se começar a ficar demasiado acastanhado, tape com uma folha de papel de alumínio solta por cima.
Quando finalmente sair do forno, tente não atacar logo – deixe arrefecer uns 30 minutos, porque ninguém quer queimar a língua antes de sequer provar esta maravilha.
Depois? Depois é comer e esquecer a dieta. Afinal, um bolo com queijo creme pode ser considerado uma refeição equilibrada, certo?
Um ótimo fim de semana,
Ela
receita e foto: i am baker
Se quiser ler mais receitas de bolos de limão, carregue na galeria em baixo:
