bolo de maçã e ricotta para se deliciar enquanto abre os presentes de natal

    Já imaginou este bolo de maçã e ricotta acabadinho de sair do forno? Até já estou a sentir uma ligeira taquicardia! Que delícia, que maravilha, que tentação. Esta receita do blog The Yellow Butterfly é a perfeição em cima de um prato. E vou pedir ao meu querido Marido Mistério para fazer para o nosso brunch de Natal.

    Para isso, temos de comprar maçãs pequenas Gala (cortadas em fatias fininhas), açúcar mascavado, canela em pó, farinha, fermento, sal, gengibre e cardamomo em pó, manteiga sem sal, açúcar, pasta de baunilha, ovos, azeite e queijo ricotta.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 10 a 12 fatias, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, pré-aqueça o forno a 180° C.

    A seguir, unte generosamente com spray de cozinha ou manteiga uma forma com cerca 23 cm de diâmetro, com fundo amovível.

    Depois, misture 3 colheres de sopa de açúcar mascavado com 1 colher de chá de canela. Reserve juntamente com as maçãs.

    Entretanto, misture 2 chávenas de farinha, 1 colher de chá de fermento em pó, ½ colher de chá de sal, a restante colher de chá de canela, 2 colheres de chá de gengibre e 1 colher de chá de cardamomo numa tigela média, com a ajuda de uma vara de arames.

    A seguir, bata a manteiga na velocidade mais baixa da batedeira durante cerca de 30 segundos. A ideia é apenas misturar um pouco. Depois, adicione o açúcar, a colher de chá de baunilha e bata durante cerca de um minuto, até a manteiga e o açúcar formarem uma pasta espessa e granulada.

    Nessa altura, adicione os ovos, um de cada vez. A seguir, acrescente o azeite e o queijo ricotta e misture bem. Depois, comece a adicionar a mistura de farinha, aos poucos, mas sem esperar muito tempo entre as adições. Assim que adicionar a última dose da mistura de farinha, pare a batedeira e termine de misturar a massa do bolo muito suavemente com uma espátula grande de silicone ou colher de pau. Não se esqueça de raspar os lados e o fundo da tigela.

    Leve ao forno

    A seguir, transfira a massa do bolo para a forma preparada. Disponha as fatias de maçã em forma de leque, certificando-se de que se sobrepõem ligeiramente. Depois, polvilhe generosamente a mistura de açúcar mascavado e canela por cima das maçãs.

    Leve o bolo ao forno durante 60 a 65 minutos, até que um palito saia limpo depois de inserido no centro do bolo. Mas lembre-se de que a área logo abaixo das maçãs deve estar um pouco húmida, mas o fundo deve estar seco.

    Finalmente, retire do forno e deixe arrefecer alguns minutos antes de retirar da forma.

    Pode bater um pouco mais de queijo ricotta com açúcar a gosto e espalhar por cima!

     

    Feliz Natal,

    Ela

     

    receita e foto: the yellow butterfly

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *