bolo de mousse de café e chocolate sem glúten nem açúcar

    Não dá para acreditar, pois não? Como é que uma receita com este aspeto não tem glúten nem açúcar? Aliás, este bolo de mousse de café e chocolate é praticamente saudável e é uma maravilha. É por causa de receitas como estas que, para mim, o blog Half Baked Harvest é um dos melhores blogs de cozinha do mundo. Pareço o meu querido Marido Mistério, o exagerado de serviço, mas é de facto um dos meus blogs preferidos.

    Assim, para fazer este bolo de mousse de café e chocolate, precisamos de comprar xarope de ácer, manteiga de amêndoa, óleo de coco derretido, um ovo, extrato de baunilha, cacau em pó, farinha de amêndoa e café em pó, para a base. Depois, precisamos de cajus crus, leite de coco, cacau em pó, mais xarope de ácer e café em pó, extrato de baunilha, chocolate preto, manteiga de amendoim ou de amêndoa e sal para a mousse.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, ensope os cajus: coloque os cajus numa panela e cubra-os com água. Depois, ferva-os com o lume no máximo. Ao fim de 2 minutos a ferver, tape a panela e retire-a do lume. Deixe os cajus ensoparem durante pelo menos 30 minutos ou durante a noite, se preferir. A seguir, escorra-os.

    Entretanto, faça a base. Mas antes, pré-aqueça o forno a 180º C e forre uma forma de bolo com uma folha de papel vegetal.

    Depois, misture numa taça o xarope de ácer, a manteiga de amêndoa, o óleo de coco, o ovo e a baunilha. A seguir, adicione o cacau em pó, a farinha de amêndoa e o café instantâneo.

    Agora, pressione a massa que obteve contra o fundo da forma que preparou e leve ao forno durante 10 a 12 minutos.

    Enquanto isso, prepare a mousse: coloque os cajus ensopados, o leite de coco, o cacau em pó, o xarope de ácer, o café em pó, a baunilha e o sal no liquidificador. Misture bem, durante cerca de 5 minutos, até obter um creme macio, raspando os lados do liquidificador, se for preciso.

    Depois, espalhe a mousse por cima da base. Tape e leve ao frigorífico durante pelo menos 4 horas ou durante a noite.

    Entretanto, derreta o chocolate juntamente com a manteiga de amendoim no microondas.

    A seguir, deixe arrefecer durante 5 minutos e espalhe a cobertura por cima do bolo.

    Volte a colocar no frigorífico durante cerca de 10 a 15 minutos.

    Decore com raspas de chocolate, corte às fatias e sirva!

     

    Um ótimo fim de semana,

    Ela

     

    receita e foto: half baked harvest

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *