bolo de mousse de chocolate e batata doce sem açúcar para um natal mais light

    Eu sei que o Natal é sempre uma época de excessos, mas não tem de ser uma desgraça absoluta de deixar a balança lá de casa com os números em bico.

    É por isso que, nesta época, eu procuro sempre receitas deliciosas mas também minimamente saudáveis. Ou, pelo menos, não totalmente capazes de nos transformar num toucinho com pernas.

    É nessas situações que recorro sempre à maravilhosa Donna Hay. E, neste caso, foi lá que descobri este bolo de mousse de chocolate sem açúcar e com uma saudável mistura de farinha de amêndoa e farinha de trigo sarraceno.

    Para fazer este bolo, vai precisar de batata doce descascada e cortada em cubos, tâmaras picadas, extracto de baunilha, farinha de amêndoa, farinha de trigo sarraceno, fermento, cacau em pó e chocolate preto ralado. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

     

    c64945202198f2873ed56b9545ae87e4.jpeg

     

    Coza a batata doce em água e sal durante cerca de 20 minutos, até ficar bem mole. Deixe arrefecer. Coloque as tâmaras picadas numa taça e cubra-as com água a ferver durante 10 minutos. Escorra-as e junte-as, num liquidificador ou no robô de cozinha, com a batata doce cozida, o extracto de baunilha, as farinhas, o cacau, o fermento e os ovos. Triture, na velocidade máxima, até ficar com um creme aveludado.

    Espalhe o creme por uma forma de 20 cm de diâmetro, com o fundo amovível, previamente untada e forrada com papel vegetal. Leve ao forno, pré-aquecido a 160º C, durante 40 minutos. Deixe arrefecer antes de desenformar e sirva com o chocolate preto ralado por cima.

     

    Um óptimo bolo de chocolate para si onde quer que o açúcar esteja,

    Ele

     

    receita e foto: donna hay

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *