bolo de mousse de chocolate e manteiga de amendoim

    Este bolo de mousse de chocolate e manteiga de amendoim é como os maridos das outras, da música do Miguel Araújo: o arquétipo da perfeição, o pináculo da criação. Que espetáculo de sobremesa! Que tentação de Cristo, Deus meu! Esta receita do blog Pretty Simple Sweet tem uma base de bolachas de chocolate, seguida de uma camada de mousse cremosa de manteiga de amendoim, coberta por uma outra camada de mousse de chocolate. E ainda leva por cima uma ganache de chocolate. Não é uma loucura? Claro que é. Por isso é que guardei esta tentação para este fim de semana de chuva.

    Para isso, precisamos de comprar bolachas wafer de chocolate ou bolachas digestivas de chocolate e manteiga sem sal (derretida) para a base. Depois, precisamos também de queijo creme, mais manteiga sem sal, açúcar de confeiteiro, manteiga de amendoim cremosa, sal e natas para a mousse de manteiga de amendoim. Para a mousse de chocolate, também vamos precisar de natas, chocolate semi amargo partido em pedaços, chocolate de leite partido em pedaços, leite e extrato de baunilha. Finalmente, para a cobertura, temos de separar mais chocolate semi amargo partido em pedaços e natas.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para um bolo com cerca de 23 cm de diâmetro, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, unte ligeiramente o fundo e os lados de uma forma de base amovível com cerca 23 centímetros de diâmetro e pelo menos 7,5 centímetros de altura.

    Prepare a base

    Depois, misture as bolachas de chocolate trituradas com a manteiga derretida numa taça média e mexa até obter uma massa húmida e homogénea. Pressione a massa firmemente contra o fundo da forma. Coloque no frigorífico para solidificar enquanto prepara a mousse de manteiga de amendoim. Se preferir, pode levar a base ao forno pré-aquecido a 180°C durante 7 a 8 minutos. Este passo vai ajudar a base a solidificar e torná-la mais crocante. Quando retirar a base do forno, deixe arrefecer completamente numa grelha antes de adicionar o recheio de mousse de manteiga de amendoim.

    Faça a mousse de manteiga de amendoim

    A seguir, bata o queijo creme com a batedeira numa velocidade média-alta até ficar macio. Depois, adicione a manteiga amolecida e misture durante cerca de 1 minuto até ficar com uma consistência cremosa. Nessa altura, acrescente o açúcar em pó e bata até obter um creme macio. Finalmente, junte a manteiga de amendoim, o sal e o extrato de baunilha. E reserve.

    Enquanto isso, bata as natas com a batedeira até ficarem com a consistência de chantilly. A seguir, com a ajuda de uma espátula, envolva suavemente cerca de 240 ml das natas batidas na mistura de manteiga de amendoim, depois envolva mais 360 ml de natas batidas. O resto das natas batidas vão ser usadas na mousse de chocolate. Por isso, tape-as e guarde-as no frigorífico até estarem prontas para usar.

    Depois, espalhe a mousse de manteiga de amendoim sobre a base e alise para formar uma camada uniforme. A seguir, coloque no frigorífico enquanto prepara a mousse de chocolate.

    Faça agora a mousse de chocolate

    Coloque os chocolates meio-amargo e de leite juntamente com o leite numa taça própria  para micro-ondas. Aqueça a mistura fazendo intervalos a cada 30 segundos, mexendo em cada intervalo até derreter. Se preferir, pode derreter os chocolates e o leite em banho-maria. Adicione o extrato de baunilha e deixe arrefecer durante 5 minutos. Depois, envolva suavemente metade das natas restantes com uma espátula de borracha, e finalmente envolva a outra metade. Despeje sobre a camada de mousse de manteiga de amendoim e alise para formar uma camada uniforme. Tape ligeiramente e coloque o bolo no congelador ou no frigorífico durante uma hora.

    Prepare a cobertura de chocolate

    Finalmente, coloque o chocolate e as natas numa taça própria para micro-ondas e aqueça com intervalos de 30 segundos, mexendo até ficar completamente derretido.

    Despeje a cobertura sobre o bolo, usando uma faca para espalhar uniformemente.

    Cubra o bolo com película aderente (não aperte demasiado) e coloque no frigorífico durante pelo menos 6 horas, ou até estar completamente firme, antes de servir.

    Para desenformar o bolo, passe uma faca sob água quente e seque-a. Em seguida, deslize a faca aquecida entre o bolo e o interior da forma para soltá-lo. Retire lentamente os lados da forma. Sirva o bolo frio.

     

    Um ótimo fim de semana,

    Ela

     

    receita e foto: pretty simple sweet

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *