bolo de natal saudável, vegan e sem glúten: sim, é possível!

    Sem glúten, sem açúcar, sem manteiga e sem ovos? De certeza? Pois é a mais pura das verdades! Este bolo de frutos secos de Natal nem farinha tem, ou melhor, tem farinha mas é de sorgo, logo não tem glúten. E o que é mais extraordinário é que esta receita do blog Ascension Kitchen é mesmo boa. O bolo fica com uma consistência macia e húmida. Continua sem acreditar?

    Então experimente: Só precisa de um quilo de mistura de frutos (sultanas, passas, alperces secos, figos, ameixas secas), tâmaras sem caroço, brandy, sherry seco ou Porto seco (como Ele gosta), macadâmias, nozes, amêndoas, raspas de um limão, raspas de uma laranja, especiarias como noz-moscada e canela, farinha de sorgo ou farinha de amêndoa, se preferir, e fermento sem glúten.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente espreite aqui a receita original.

    Healthy-Gluten-Free-Christmas-Fruit-Cake-Vegan-2-1

     

    Ensope a mistura de frutos e as tâmaras no brandy e no sherry ou no Porto seco e deixe-os de molho durante a noite (quanto mais tempo melhor).

    Pré-aqueça o forno a 150º C e prepare uma forma de bolo forrada com papel vegetal. Reserve.

    Junte os frutos secos, as rapas de limão e de laranja e as especiarias às frutas ensopadas e mexa bem. Acrescente a farinha de sorgo e o fermento e volte a mexer muito bem. Coloque a mistura na forma do bolo e alise a superfície com uma espátula. Cubra com papel de alumínio. Leve ao forno durante uma hora e 15 minutos, retire o papel de alumínio e volte a colocar no forno durante mais cinco minutos só para tostar um bocadinho em cima.

    Depois de arrefecer, mantenha-o embrulhado em papel vegetal e, por cima, ponha ainda papel de alumínio ou papel de jornal para manter o bolo fresco: vai ver que dura vários dias!

     

    Um ótimo feriado e um feliz e hiper saudável Natal,

    Ela

     

    receita e foto: ascension kitchen

     

    Um comentário em “bolo de natal saudável, vegan e sem glúten: sim, é possível!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *