bolo gelado de tiramisù para celebrar a chegada do fim-de-semana

    Se um gelado de tiramisù surpreende muita gente, um bolo gelado de tiramisù surpreende muito mais! A verdade é que não resisto a um tiramisù, seja em forma de bolo ou de gelado, é sempre imbatível.

    Por isso, quando descobri esta receita no blog Oh Sweet Day fiquei absolutamente rendida e com uma vontade insana de o provar.

    Foi assim que chamei o meu querido Marido Mistério no mesmo tom do anúncio: “Oh, IVA!” E mandei-o para a cozinha.

    Sim, dá-me um certo gozo escrever esta frase (mesmo que seja a brincar), sobretudo depois de ter tido uma besta de um professor na faculdade que, durante uma oral em que arrasei (modéstia à parte), ele saiu-se com a seguinte frase:

    – A senhora devia estar em casa a cozer meias.

    Enfim, ainda bem que a sociedade evoluiu (pelo menos aparentemente, porque ainda há muitos que pensam assim, só que agora têm medo de dizer) e que, pelo menos na Mansão Mistério, é o macho que veste o avental. E hoje o meu querido Marido Mistério vai vestir novamente o avental para produzir este magnífico bolo gelado de tiramisù.

    Já eu fui comprar os ingredientes: leite gordo, natas, açúcar, sal, 4 gemas de ovos grandes, extrato de baunilha e queijo mascarpone para o gelado de tiramisù. Depois, vamos precisar também de palitos la reine, café expresso arrefecido e cacau em pó.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, forre uma forma de bolo inglês com película aderente, deixando pelo menos 8 cm de sobra nas laterais.

    Entretanto, para preparar o gelado, misture o leite, as natas, 50 g de açúcar e uma pitada de sal numa panela média. Ferva em em lume brando, mexendo até o açúcar se dissolver. Depois, retire do lume e reserve.

    Enquanto isso, bata as 4 gemas de ovo com os restantes 50 g de açúcar, durante cerca de 2 minutos, até obter um creme esbranquiçado. Gradualmente, adicione metade da mistura quente de natas, mexendo sempre para incorporar. Entretanto, junte esta mistura das gemas ao restante creme na panela. A seguir, cozinhe em lume médio, mexendo sempre, durante cerca de 2 a 3 minutos, até engrossar o suficiente para cobrir as costas de uma colher de pau.

    Depois, adicione o queijo mascarpone e mexa até derreter completamente e obter um creme homogéneo.

    A seguir, coe o creme para outra tigela média. Deixe arrefecer sobre um banho de gelo ou leve ao frigorífico, mexendo de vez em quando.

    Entretanto, passe a mistura por uma máquina de gelados, seguindo as instruções do fabricante.

    Finalmente monte o bolo gelado de tiramisù: mergulhe rapidamente os palitos de la reine no café expresso e disponha-os numa única camada no fundo da forma que preparou. Espalhe 1/3 do gelado sobre os palitos. A seguir, polvilhe com 1/3 do cacau em pó. Depois, disponha mais uma camada de palitos, mais 1/3 do gelado, o cacau em pó, mais palitos de la reine e, finalmente, o resto do gelado.

    Leve ao congelador durante, pelo menos, 30 minutos.

    Para servir, retire o bolo da forma puxando pelas laterais da película aderente. Vire-o ao contrário num prato de servir e remova a película.

    Polvilhe o topo com cacau em pó. Fatie e sirva.

     

    Um ótimo fim de semana,

    Ela

     

    receita e foto: oh sweet day

     

    Se quiser ler mais receitas de tiramisù, carregue na galeria em baixo:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *